Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec lança aplicativo para avaliar meios de transporte em São Paulo

Na Semana da Mobilidade, Instituto divulga versão beta do aplicativo MoveCidade, que permite avaliação dos serviços de ônibus, trem, metrô e bicicletas compartilhadas  

Compartilhar

separador

Atualizado: 

23/09/2016
Nesta sexta-feira (23), o Idec lança a versão beta – ainda em fase de testes – do aplicativo MoveCidade para a avaliação dos meios de transporte da cidade de São Paulo (SP). Disponível para aparelhos Android, a ferramenta permite que os usuários deem notas a quesitos como pontualidade, segurança e acessibilidade dos sistemas de ônibus, metrô, trem e bicicletas compartilhadas.
 
Fruto de uma parceria do Idec com o Instituto Clima e Sociedade e o Laboratório de Experimentação Digital (LED), o aplicativo pretende gerar dados sobre qualidade e conforto dos serviços e infraestrutura dos transportes. Nesta primeira fase, o Idec convida as pessoas a testarem o aplicativo para futuras melhorias da ferramenta. 
 
Não por acaso, o lançamento do app ocorre na Semana da Mobilidade, período em que ocorrem vários debates sobre o tema em função do Dia Mundial Sem Carro, celebrado ontem (22).
 
“O objetivo é, no futuro, utilizar os dados resultantes das avaliações dos usuários para cobrar as empresas prestadoras e as autoridades responsáveis a melhorar a qualidade do serviço. Ou seja, é um ferramenta de pressão e reivindicação dos cidadãos.” explica Rafael Calabria, pesquisador em mobilidade urbana do Idec.
 
A versão oficial do aplicativo MoveCidade está prevista para outubro deste ano. Em novembro, serão incluídos os meios de transporte das cidades do Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG). Até 2017, outros municípios serão acrescentados na ferramenta, permitindo comparações entre as localidades.
 
O passo a passo para ter acesso à versão beta do aplicativo MoveCidade está disponível no link: www.movecidade.org.br/app.
 

Talvez também te interesse: