Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec e organizações realizam oficina sobre impacto do consumo de embalagens

<p> <em>Embalagens que levam de cem a quatrocentos anos para se degradar prejudicando assim o meio ambiente</em></p>

Compartilhar

separador

Atualizado: 

01/08/2011

Amanhã (9/6) o Idec, o Instituto Kairós e Vitae Civilis realizam uma oficina sobre o impacto das embalagens para as mudanças climáticas, no Espaço da Cultura de Consumo Responsável, no Tendal da Lapa, em São Paulo.

A atividade é gratuita e acontecerá das 9h às 10h30. O objetivo do encontro é debater o impacto negativo das embalagens para o meio ambiente e dar dicas de como reduzir o seu consumo no dia a dia.

A oficina dá continuidade às atividades das organizações no Espaço, inaugurado no fim de abril, em consonância com a campanha Mude o consumo para não mudar o clima. A cada semana, todas às quartas-feiras, (das 8h às 13h), temas relacionados ao consumo responsável serão abordados, por diversas organizações, em atividades sobre segurança alimentar e nutricional, trocas solidárias, educomunicação, entre outros.

Reduza
De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente (MMA), um terço do lixo doméstico é composto por embalagens. São 25 mil toneladas que vão parar, todos os dias, nos aterros e lixões brasileiros. Esse volume daria para encher mais de 2 mil caminhões, que, colocados um atrás do outro, ocupariam quase 20 quilômetros de estrada.

Os números revelam o tamanho do problema, já que, após descartadas, as embalagens de metal, alumínio e plástico, por exemplo, levam entre cem e quatrocentos anos para se degradar. As de vidro podem levar até mil anos.

Veja algumas dicas de como diminuir o impacto do seu consumo:
 

  • evite bandejas de isopor na compra de carnes e frios. Peça que o produto seja cortado na hora e embalado em papel ou plástico;
  • compre produtos com refil. Essas embalagens usam menos matéria-prima para sua fabricação e, assim, economizam recursos naturais e energia;
    prefira vasilhames retornáveis. Segundo o MMA, alguns podem ser usados até 30 vezes, e com isso a compra de descartáveis (como o PET) diminui;
  • quando for à feira ou comprar legumes no supermercado, coloque todos num mesmo saco e peça para que eles sejam pesados separadamente;
  • quando for a lanchonetes ou a restaurantes, exija que guardanapos e canudos sejam disponibilizados sem embalagem;
  • leve em consideração o que sabe sobre cada embalagem. Entre um leite condensado que vem em lata de aço e outro em longa vida, por exemplo, prefira o primeiro.

Talvez também te interesse: