Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec e Cremesp lançam estudo sobre nove anos da Lei dos Planos de Saúde

Publicação aponta as falhas da regulamentação, analisa o comportamento do mercado de planos de saúde e critica a atuação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)

Compartilhar

separador

Atualizado: 

18/08/2011

No dia 4 de junho de 2007, data em que a Lei dos Planos de Saúde (Lei 9656/98) completou nove anos, o Idec e o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) lançaram a publicação "Planos de Saúde: 9 anos após a Lei 9.656".

Dentre as conclusões do relatório destacam-se o contínuo desaparecimento da oferta de planos individuais; a permanência de mais de 13 milhões de pessoas em planos antigos, que ainda praticam inúmeras restrições; negativa de atendimento e realização de exames, inclusive a usuários de planos novos; interferência das empresas na atividade do médico, que tem seu trabalho mal remunerado; e descredenciamento.

Além disso, o estudo mostra a omissão da ANS diante de diversos problemas; aborda a crescente concentração do mercado de planos de saúde e o prejuízo dos consumidores com a "quebra" de operadoras. Por fim, a publicação traz o volume de recursos públicos envolvidos com os planos de saúde privados.

Conheça alguns detalhes dos pontos abordados pelo estudo:

Mais informações:
(11) 3874.2182 - Idec (11) 3017.9364 - Cremesp