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Idec divulga número de orientações em 2007

<p> <i>Instituto recebe mais de 20 mil contatos de consumidores no ano de 2007 referentes a orienta&ccedil;&otilde;es sobre produtos e servi&ccedil;os, al&eacute;m de cerca de 23.200 consultas em rela&ccedil;&atilde;o a a&ccedil;&otilde;es judiciais.</i></p>

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Atualizado: 

17/08/2011

No ano de 2007, somando os atendimentos telefônico, pessoal e via e-mail feitos pela Área de Orientação do Idec, os cinco setores mais reclamados foram:
 


Planos de saúde: liderando o ranking por oito anos consecutivos, o assunto também foi mais o consultado no Idec em 2007. Os principais problemas apresentados foram reajustes abusivos e a falta de cobertura de procedimentos, consultas e exames.

Setor financeiro: nessa área, os principais problemas dizem respeito às tarifas bancárias e às cobranças dos cartões de crédito, em que muitas vezes os consumidores não conseguem identificar o quê está sendo cobrado.

Telecomunicações: os problemas mais recorrentes nesse setor referem-se à mudança de pulso para minuto. Alguns aspectos envolvendo a mudança, como a escolha do melhor plano de acordo com o perfil de consumo, o detalhamento da conta e as informações trazidas no demonstrativo de pagamento, foram bastante reclamados.

Produtos: produtos com defeito e oferta enganosa foram os problemas mais significativos.

Outros serviços: nessa classificação lideraram os problemas de má execução e os acidentes de consumo.

Perdas da poupança: além dos atendimentos destacados acima, o Idec recebeu cerca de 23.200 contatos referentes a ações judiciais promovidas pelo Instituto, dos quais 78% trataram de perdas nas cadernetas de poupança nos planos econômicos (Bresser, Verão e Collor).