Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec constata excesso de gordura trans em panetones

<p> <i>Algumas marcas apresentaram quase cinco gramas de gordura trans em apenas 80 gramas. A OMS indica, no m&aacute;ximo, ingest&atilde;o di&aacute;ria de dois gramas</i></p>

Compartilhar

separador

Atualizado: 

18/08/2011

Técnicos do Idec analisaram o rótulo de 38 tipos de panetones e chocotones, de 17 marcas diferentes e encontraram quantidades bastante elevadas de gordura trans em fatias de apenas 80 gramas.

Os campeões em gordura trans, que ultrapassaram muito o máximo recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), são os panetones e chocotones das marcas Bauducco, Tommy e Visconti. Os que informam não conter gordura trans são: panetone e chocotone da Triunfo e panetone da Bauli.

A gordura trans eleva o mau colesterol, aumenta os riscos de doenças cardíacas e contribui para a obesidade. A OMS recomenda que esse tipo de gordura seja eliminado da dieta ou, no máximo, que seja consumido menos de dois gramas por dia. Para as crianças, a quantidade não deve ultrapassar um grama.

Os produtos do Carrefour (padaria) e do Sonda infringem as leis vigentes e não informam a quantidade dessa gordura. O Sonda não coloca nenhuma informação nutricional nos rótulos do Chocotone.

Outras irregularidades encontradas nas embalagens dizem respeito à quantidade de calorias que devem ser ingeridas diariamente: o panetone e o chocotone do Carrefour (padaria) e o panetone do Sonda informam 2.500 calorias diárias para adulto, quando o correto são duas mil.

Veja tabela com a quantidade de gordura trans encontradas nas marcas avaliadas

O assessor técnico do Idec e responsável pela pesquisa, Marcos Pó, alerta os consumidores sobre a importância de prestar atenção aos rótulos. "Há uma grande variação da quantidade de gorduras trans nos produtos analisados. E isso só comprova que se o consumidor também estiver preocupado com a saúde na hora da compra ele poderá optar pelos mais saudáveis".

Todas as marcas foram notificadas sobre as irregularidades e os valores encontrados. Apenas a Casa Suíça respondeu, dizendo que vai modificar os produtos em 2008.

Talvez também te interesse: