Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec comemora aprovação de PL que prevê banimento do amianto em São Paulo

<p> <em>O PL segue agora para a san&ccedil;&atilde;o do governador Jos&eacute; Serra, que em v&aacute;rias ocasi&otilde;es, quando ainda Ministro da Sa&uacute;de, manifestou seu total apoio total &agrave; proibi&ccedil;&atilde;o da fibra cancer&iacute;gena</em></p>

Compartilhar

separador

Atualizado: 

27/07/2011

Na última quinta-feira, 28/06, a Assembléia Legislativa paulista aprovou Projeto de Lei, de autoria do deputado Marcos Martins, que propõe o banimento do amianto no Estado de São Paulo. O Idec, que apóia a campanha Amianto Mata!, coordenada pela Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (Abrea), cumprimenta os legisladores pela iniciativa.

 Neste momento vitorioso, diante de tantos retrocessos que foram promovidos, principalmente pelo Judiciário brasileiro e, especialmente, pelo STF, é importante que a sociedade se mobilize e mostre o apoio ao PL aprovado junto ao governador paulista.

Uma luta do Idec
O Idec pede a substituição do amianto por substâncias menos nocivas desde 2001, quando entrou com uma representação junto ao Ministério Público Federal (MPF). Em julho de 2002, o MP moveu uma ação civil pública contra a União para a proibição do amianto. A ação ainda não foi julgada.

Desde o início, o Idec pede o fim do uso da substância no Brasil. Prova disso é que lançou uma campanha pelo banimento do amianto do país, pela qual cidadãos podiam enviar mensagens de protestos às autoridades por meio do site do Instituto. A população ainda pode e deve se manifestar fazendo o controle social do setor - optando por produtos alternativos, como caixas d água de plástico, telhas de zinco etc.

Talvez também te interesse: