Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec apóia monitoramento dos setores de pecuária, madeira e soja

<p> <em>O Idec compareceu ao semin&aacute;rio na condi&ccedil;&atilde;o de observador e, embora n&atilde;o tenha assinado nenhum dos pactos oficialmente, pretende participar de comit&ecirc;s que ir&atilde;o monitorar o cumprimento dos termos de compromisso em cada setor</em></p>

Compartilhar

separador

Atualizado: 

09/08/2011

Nos dias 14 e 15 de outubro, foi promovido o Seminário Conexões Sustentáveis, por iniciativa do Movimento Nossa São Paulo e Fórum Amazônia Sustentável. Com a apresentação de estudos recentes que mostram a situação de colapso da floresta amazônica e, em contrapartida, de práticas bem sucedidas, o seminário enfatizou a relação entre os hábitos de consumo e produção em São Paulo e o desmatamento na Amazônia. Desse diálogo, representantes de cadeias produtivas de madeira, soja e pecuária bovina assinaram pactos pela comercialização de produtos da Amazônia destinados à cidade de São Paulo que garantam o cumprimento de direitos sociais e a preservação dos recursos naturais.

O Idec compareceu ao seminário na condição de observador e, embora não tenha assinado nenhum dos pactos oficialmente, pretende participar de comitês que irão monitorar o cumprimento dos termos de compromisso em cada setor. Além de acompanhar as ações concretas decorrentes do pacto, esses comitês também apoiarão empresas que demonstrem compromisso com a transparência no relacionamento com o consumidor.

Segundo as últimas informações do Movimento Nossa São Paulo, "o pacto da madeira recebeu 19 adesões de empresas intermediárias, redes de comércio direto com o consumidor e organizações não-governamentais. O termo de compromisso da pecuária, referente ao comércio de carne, obteve 14 assinaturas entre frigoríficos, indústrias alimentícias, supermercados e organizações sociais. O pacto da soja reuniu 10 adesões iniciais de redes de supermercados e entidades da sociedade civil."

Os pactos obrigam os signatários a financiar, distribuir e a comercializar produtos com certificação - ou em processo de regularização - e oriundos de fornecedores que não façam parte da lista suja do trabalho escravo ou de terras embargadas pelo Ibama. Além disso, os signatários se comprometem a buscar ampliar a adesão aos pactos e a realizar "campanhas de esclarecimento com os consumidores e fornecedores".

Representantes dos os dois candidatos ao segundo turno das eleições municipais de São Paulo assinaram um documento comprometendo a Prefeitura com políticas públicas que contribuam para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Esses compromissos devem constar do plano de metas do eleito a ser apresentado em até 90 dias após a posse.

Dando continuidade à campanha Mude o consumo para não mudar o clima realizada pelo Idec em parceria como Vitae Civilis, o Idec recentemente questionou os frigoríficos sobre o grau de rastreabilidade da cadeia bovina. Até o momento, somente os frigoríficos Frigol e Independência entraram em contato.

Talvez também te interesse: