Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec apóia medida do Ministério do Desenvolvimento em relação à Mattel

<p> <em>Para o Idec, essa medida &eacute; bastante positiva assim como a certifica&ccedil;&atilde;o lote a lote de brinquedos prevista pela Portaria n&ordm; 326, de 24/08/2007 do Inmetro</em></p>

Compartilhar

separador

Atualizado: 

01/08/2011

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) apóia a iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC) que divulgou hoje (11/09) a suspensão da licença de importação dos produtos da Mattel.

Para o Idec, essa medida é bastante positiva assim como a certificação lote a lote de brinquedos prevista pela Portaria nº 326, de 24/08/2007 do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). As duas ações colaboram para o aperfeiçoamento da qualidade dos brinquedos colocados no mercado brasileiro.

Apesar de importante para esse caso específico, a iniciativa do MDIC é apenas um ponto de partida para tornar a prática dos recalls efetivas no Brasil. É necessário que o governo estabeleça procedimentos claros e efetivos sobre o tema, como medidas para ampliar a informação e divulgação para o consumidor; procedimentos para as empresas facilitarem o recolhimento e a troca dos produtos; um sistema de educação para o consumidor sobre a importância dos recalls como instrumentos de prevenção de acidentes de consumo; e penalidades para as empresas que não tomarem ações imediatas, conforme previsto pelo Código de Defesa do Consumidor.

LEIA TAMBÉM:

Mattel negligencia saúde do consumidor

Talvez também te interesse: