Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Greve dos bancários: Idec orienta sobre pagamento de contas

<p> <em>Idec orienta consumidores como efetuar os pagamentos em per&iacute;odo de greve</em></p>

separador

Atualizado: 

04/08/2011

Os bancários iniciaram hoje (24) uma greve nacional por tempo indeterminado. A categoria rejeitou a proposta de reajuste salarial de 4,5% apresentada pelo setor patronal e reivindica um aumento de 10%, segundo sindicalistas.

Embora a adesão à paralisação não seja total, os consumidores podem enfrentar dificuldades em utilizar os serviços bancários e manter os pagamentos das contas em dia. O Idec recomenda que o consumidor tente efetuar os pagamentos utilizando outras alternativas, como caixa eletrônico, internet ou telefone.

Outra opção é procurar o prestador de serviços para negociar outra forma de pagamento ou adiar o vencimento da fatura.

A greve não é uma situação gerada pelo consumidor nem pelo fornecedor, por isso não podem ser impostas penalidades em caso de atraso de pagamento. Apesar disso, é importante levar em conta o princípio da boa-fé e em um caso excepcional como este e procurar meios para o cumprimento das obrigações.

Se não for possível outra forma de pagamento, inclusive após contato com o fornecedor, a dívida não poderá ser cobrada com juros e multa de mora.

Dicas do Idec:

1 - Procure saber se a agência na qual costuma fazer os pagamentos está funcionando. Caso não esteja, entre em contato com o banco e se informe sobre qual a agência mais próxima está em atividade;

2 - Há alguns bancos e contratos de prestação de serviço com eles que permitem o pagamento de contas, transferências e demais transações por telefone ou pela internet. Neste caso, anote o número de protocolo (telefone) ou imprima o comprovante de pagamento (internet);

3- Contas de serviços públicos, como água, luz, energia elétrica podem ser pagas em outros lugares, como as casas lotéricas e alguns supermercados;

4 - Por fim, caso não consiga se utilizar nenhuma das formas anteriores, procure o fornecedor para negociar, por exemplo, outro lugar ou data de vencimento para o pagamento. Se houver pagamento em outro lugar, como na sede do credor, não se esqueça de pedir um recibo de pagamento, pois não haverá a autenticação do banco na conta a ser paga.

Para os outros serviços do banco, como aquisição de talonários e saque de dinheiro, por exemplo, vale procurar saber se sua agência tem funcionários trabalhando e, dependendo do caso, o gerente.