separador
Atualizado:
Daqui a um ano, mais especificadamente no dia 4 de junho de 2012, a cidade do Rio de Janeiro voltará a ser sede da conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) que trata do desenvolvimento sustentável. Mais conhecido como Rio+20, o evento reunirá líderes mundiais para debaterem a `economia verde´ em prol do crescimento dos países e da erradicação da pobreza.
A conferência acontece exatos 20 anos após a Eco-92, na qual os temas meio ambiente e desenvolvimento sustentável também foram abordados. A diferença é que as mudanças climáticas que naquela época eram somente advertências, hoje se tornaram realidade. "Vivenciamos atualmente um momento em que as variações no clima, motivadas pelos atuais padrões de produção e consumo, são uma verdadeira ameaça à humanidade", afirma a pesquisadora do Idec, Adriana Charoux.
Aproveitando a proximidade da Rio+20, o Idec faz um apelo para que os governantes desenvolvam e incentivem atitudes sustentáveis, além de tirar do papel de uma vez por todas e colocar em prática a `economia verde´. Para Adriana, cabe aos consumidores cobrarem atitudes das autoridades. "Temos de dar um basta em mensagens e acordos vagos que só adiam a mudança radical que precisamos para impedir o agravamento do aquecimento global", explica a pesquisadora.
Durante a Rio+20 serão avaliados os progressos de acordos firmados na Eco-92, além do levantamento e definição sobre qual o melhor caminho para ser seguido alinhando o desenvolvimento econômico e a preservação da natureza. Também serão discutidos os papeis das grandes corporações que atualmente colaboram nessa onda insustentável em que vive o planeta.
Para ajudar na campanha de conscientização da população, além de fazer a sua parte para contribuir com o meio ambiente e cobrar as autoridades, o consumidor também pode utilizar a seguinte hashtag no twitter #RIO+20. Dessa forma você vai chamar a atenção das demais pessoas para a conferência e o tema desenvolvimento sustentável.
> Siga o Idec no Twitter