Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Faltam dados sobre controle de infecções hospitalares: Anvisa já constata problemas de resistência bacteriana

<p> <i>Campanha do Idec exige direito &agrave; informa&ccedil;&atilde;o sobre IH</i></p>

Compartilhar

separador

Atualizado: 

27/07/2011

Campanha do Idec exige direito à informação sobre IH

Segundo divulgado pelo jornal Folha de São Paulo em 02/07/07, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou estudo no qual se constatou que medicamentos antibióticos estão perdendo o efeito devido ao seu uso excessivo e indiscriminado em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do país.

A gentamicina (um dos medicamentos mais usados para combater problemas gastrointestinais), foi ineficaz em 59% dos casos analisados. A oxacilina, utilizada para tratamento da pneumonia, não funcionou em 62% dos casos. E, no combate a infecções urinárias, em 70% dos casos a ceftriaxona, outro medicamento muito utilizado, não surtiu efeito.

Os resultados mostram o risco do uso indiscriminado de antibióticos, mas têm um outro viés: as UTIs estão se tornando ambientes contaminados por superbactérias, sujeitando os pacientes a infecções de tratamento mais demorado, de resultado dificultado e, até mesmo, inexistente.

O monitoramento de práticas de hospitais no que diz respeito ao controle de infecções hospitalares é uma incógnita no Brasil: muito hospitais não realizam essa análise e, dos que realizam, nem todos informam às autoridade públicas sanitárias. Pode-se entender, então, o porque do uso indiscriminado de antibióticos e a conseqüente criação de superbactérias. Ao cidadão, por sua vez, nenhuma informação é dada.

Preocupado com a questão, o Idec lançou a campanha "Exija informação sobre o controle de infecções hospitalares". Participe, exigindo maior transparência e respeito ao seu direito de cidadão à informação.

Talvez também te interesse: