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Entidades contestam parceria entre McDonald´s e Ministério da Saúde

<i>Frente pela Regula&ccedil;&atilde;o da Publicidade de Alimentos, da qual o Idec faz parte, solicita que produtos e campanhas da marca n&atilde;o sejam vinculados aos programas e a&ccedil;&otilde;es do Minist&eacute;rio da Sa&uacute;de</i>

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Atualizado: 

12/08/2011

O recente reconhecimento pelo Ministério da Saúde da rede McDonald´s como marca `Amiga da Saúde´, que representa o envolvimento da empresa com ações e programas realizados pelo Ministério, causou indignação em organizações que pautam projetos de regulação e fiscalização da publicidade de alimentos não saudáveis.

Por conta disso, a Frente de Regulação da Publicidade de Alimentos, da qual o Idec faz parte, enviou nesta semana uma carta ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmando que a imagem, marca e demais campanhas de marketing do McDonald´s não podem ser associados a programas do Ministério, uma vez que os alimentos comercializados pela rede são, em sua maioria, ricos em gordura e com excesso de sal e açúcar, o que contribui para o aumento de casos de sobrepeso e obesidade, especialmente em crianças e adolescentes.

Levando em conta a influência da rede no crescimento dos maus hábitos alimentares dos brasileiros, três professores decanos de nutrição também manifestaram sua indignação e pedem a desvinculação da marca com as ações do Ministério da Saúde. No documento, Carlos Augusto Monteiro, professor titular da Universidade de São Paulo; César Gomes Victora, professor emérito da Universidade Federal de Pelotas, ambos membros da Academia Brasileira de Ciências, e Malaquias Batista Filho, professor emérito da Universidade Federal de Pernambuco e Membro do Consea (Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional) destacam que na mesma toalha de mesa onde aparecem informações de campanhas sobre vida saudável, há a reprodução do cardápio oferecido pela rede. Entretanto, a informação nutricional dos produtos aparece somente em letras miúdas.

O Idec entende que, vinculando suas ações com as campanhas do McDonald´s, o Ministério da Saúde vai na contramão da promoção de alimentação saudável, que vem se pautando através de políticas públicas que buscam valorizar o consumo de alimentos in natura, em detrimento de alimentos processados e ricos em gordura, e que são capazes de potencializar a ocorrência de complicações na saúde de jovens e adultos.

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