Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Cuidados para enfrentar o calorão

<em>Nesses dias mais quentes, &eacute; importante tomar certos cuidados para que a sa&uacute;de n&atilde;o seja prejudicada</em>

Compartilhar

separador

Atualizado: 

03/08/2011

O Verão 2010 está mais quente que o normal, com os termômetros marcando temperaturas superiores a 30ºC em vários dias desta semana na capital paulista e chegando a incríveis 48ºC ontem (23) no centro do Rio de Janeiro.

Dar atenção especial ao que comemos e bebemos e a forma como praticamos os exercícios físicos é fundamental para garantir o bem-estar durante o período de calor intenso. Confira algumas dicas.

Alimentação
No Verão deve-se priorizar o consumo de alimentos leves, pois são de mais fácil digestão. Assim, frutas e verduras, mais do que nunca, devem fazer parte de seu cardápio diário.

Mas o principal cuidado deve ser com a higiene e a procedência da comida, pois, com o calor, as chances de contaminação são maiores. "As altas temperaturas formam um ambiente ideal para a proliferação mais rápida de bactérias, inclusive as patogênicas [as que causam danos à saúde]", aponta a sanitarista Vera Barral, técnica do Idec.

Quem come fora de casa deve ficar bastante alerta à preparação dos alimentos no local, prestando atenção à refrigeração e ao aquecimento dos alimentos. "Nada deve estar morno. O que é servido frio deve ser conservado em temperatura de geladeira, de 4º a 6ºC, e os alimentos quentes devem ficar em estufas aquecidas a 65ºC", destaca Vera.

Comidas de rua, especialmente, devem ser evitadas, pois em geral nesses locais não é possível manter a refrigeração adequada. Sem falar que a procedência dos alimentos e a higiene em sua preparação pode ser duvidosa.

Hidratação
Os profissionais de saúde recomendam que se beba pelo menos dois litros de água diariamente. Nos calorão, então, a preocupação com a ingestão de líquidos deve ser maior ainda. Não se deve esperar sentir sede para beber água, pois normalmente a sensação só ocorre quando o corpo já está num limite perigoso de desidratação.

Aproveite para se hidratar com bebidas que, além de refrescantes, são saudáveis: água, água de coco e suco natural de frutas são sempre boas pedidas. Já refrigerantes e bebidas artificiais contêm muito açúcar e aditivos que não fazem bem para saúde, então, melhor evitá-los em qualquer época do ano.

Exercícios físicos
O calor não é desculpa para ficar parado! A prática de exercícios físicos deve continuar mesmo nos dias mais quentes, mas com alguns cuidados especiais.

Quando ao ar livre, o esporte deve ser realizado preferencialmente pela manhã, até às 10h. Já nas academias, como o ambiente normalmente é climatizado, não há restrição de horário.

Independentemente de onde é realizado, é importante reduzir a intensidade dos exercícios, pois a atividade física aumenta os batimentos cardíacos e estimula a produção de calor no corpo. É recomendável também priorizar as atividades aeróbicas, como correr e pedalar, em detrimento da musculação. Durante o exercício, é fundamental utilizar roupas frescas e abertas para facilitar a transpiração, pois é por meio do suor que o organismo regula a temperatura do corpo.

Talvez também te interesse: