Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Covid-19: evento debate produção e acesso equitativo a vacinas e tratamentos

Organizado pelo Idec e o South Centre, encontro reunirá pesquisadores do Pnud, Instituto Butantan, Fiocruz e GTPI/Abia

Compartilhar

separador

Atualizado: 

09/12/2021

A pandemia de Covid-19 exacerbou um aspecto central para a garantia do direito à saúde: a importância de instrumentos jurídicos e institucionais eficazes, transparentes e ágeis para garantir acesso a produtos como vacinas e medicamentos. Estamos falando, na prática, de regras para processos de licitação, barreiras de propriedade intelectual, políticas de inovação e produção e ferramentas regulatórias que são decisivas para a população e para as políticas públicas em saúde.

No próximo dia 14, terça-feira, especialistas nacionais e internacionais estarão reunidos em um evento online para discutir a importância destes mecanismos e a urgência de enfrentar os gargalos na produção e no acesso a tecnologias cruciais para o enfrentamento à pandemia, especialmente no contexto brasileiro. 

O webinar “Produção local e acesso a vacinas e tratamentos contra a Covid-19” é organizado pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e o South Centre, uma entidade intergovernamental com sede na Suíça dedicada a temas de interesse para os países em desenvolvimento. 

O evento terá duas sessões ao longo do dia e contará com a participação de pesquisadores, autoridades e representantes de instituições como o Pnud (Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas), Instituto Butantan, Fiocruz e GTPI/Abia (Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual). 

A transmissão será no canal do Idec no YouTube. Haverá interpretação simultânea em português, espanhol e inglês. Veja a programação completa abaixo. 

 

PROGRAMA

14/12, terça-feira

Abertura (9h) 

Carlos Correa (South Centre)

Carlota Aquino (Idec)

Acesse a transmissão

 

Sessão 1 - A corrida por medicamentos acessíveis: novas promessas e tratamentos contra a Covid-19 (9h15)

Gabriela Costa Chaves

Pedro Villardi (GTPI/Abia - Brasil)

Viviana Munoz (South Centre) 

Moderação: Matheus Falcão (Idec)

Acesse a transmissão 

 

Sessão 2 - Brasil: desigualdades e obstáculos no caminho das vacinas e medicamentos (14h)

Claudia Chamas (Fiocruz - Brasil)  

Tiago Rocca (Instituto Butantan - Brasil) 

Judit Rius Sanjuan (Pnud) 

Moderação: Ana Carolina Navarrete (Idec)

Acesse a transmissão 

 

Talvez também te interesse: