Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Consumidor: nesta quinta-feira, deixe o seu carro em casa!

<i>Conhe&ccedil;a alguns benef&iacute;cios da redu&ccedil;&atilde;o da frota de autom&oacute;veis e alternativas para substituir o uso do autom&oacute;vel</i>

separador

Atualizado: 

30/09/2011

Imagine as grandes cidades sem trânsito, somente com a frota de veículos essenciais circulando pelas ruas. Essa é a ideia do "Dia Mundial Sem Carro", que acontece nesta quinta-feira (22/9), em milhares de cidades do mundo. Nesta data, a população é incentivada a deixar seus carros nas garagens e procurar formas alternativas para ir trabalhar, estudar ou mesmo passear.

O "Dia Mundial Sem Carro" chega neste ano à sua 10º edição no Brasil sendo aderido por diversas cidades brasileiras, como Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Belo Horizonte (MG) e Maceió (AL). A primeira edição aconteceu em Londres, em 1998, e contou com a participação de apenas 38 cidades. Em 2004, mais de 1600 cidades de 40 países diferentes já haviam aderido ao movimento.

O objetivo do Dia é mostrar para a população que é possível se locomover nas cidades sem usar o carro, utilizando o transporte público e outras formas alternativas, como a bicicleta. A campanha procura também valorizar a reflexão sobre o impacto do uso do automóvel na vida das pessoas.

Mais saúde, menos carros!
Mais que reduzir o trânsito, a diminuição da frota de veículos, proposta pela campanha, traz inúmeros benefícios para a saúde da população. Menos carros nas ruas acarretaria diretamente melhoria da qualidade de vida.

A diminuição da poluição do ar é uma das principais vantagens apontadas por diversos pesquisadores. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a poluição do ar mata indiretamente 2 milhões de pessoas todos os anos. O número é alarmante, mas pode ser reduzido justamente porque os maiores poluidores são os automóveis.

Dentro da lista de fatores prejudiciais do uso veículo também estão a poluição sonora, o estress ocasionado por horas no congestionamento, o aumento do sedentarismo e diminuição da socialização.

Mas como abandonar o automóvel?
Ônibus, metrô e trem, os transportes coletivos em geral, são somente algumas das alternativas que os consumidores possuem para deixar, pelo menos nesse dia, o carro na garagem. E é interessante comparar: um ônibus transporta aproximadamente 60 pessoas ocupando o espaço de dois carros, que levam em média 1,5 pessoas.

Outra opção é ir de bicicleta ou até mesmo a pé para o destino desejado. Ambas as maneiras são mais baratas e saudáveis. Às vezes, chegam a ser mais rápidas nos dias em que o tráfego está mais complicado.

Se para você o carro é a única alternativa, procure aderir à carona solidária. Combine a carona com colegas de trabalho, amigos ou vizinhos que sigam para a mesma direção que você. Existem inclusive sites em que as pessoas podem combinar esse tipo de carona. Procure dividir entre os passageiros o custo da gasolina e do estacionamento. Desta forma, além de ter companhia durante a viagem, você poderá economizar dinheiro e colaborar com a diminuição do trânsito nas cidades.

A campanha pelo Brasil
No Rio de Janeiro, para o Dia Mundial Sem Carro, foi criado o Rio Card. Com esse cartão os motoristas terão direito a um bônus de R$ 10 que poderá ser utilizado nos ônibus da cidade. O benefício será distribuído a 5 mil motoristas que previamente se cadastraram no site do Fetranspor (Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro) e se comprometeram com a campanha. A iniciativa procura motivar o uso do transporte coletivo e de outros meios alternativos como a bicicleta.

Já em São Paulo a semana inteira será voltada para refletir a mobilidade na cidade. Até sábado (24/9), a cidade será o palco de diversas ações que incentivam o debate sobre o uso do automóvel. O evento conta com o apoio do Idec, que participará das oficinas, da passeata A Cidade é Nossa! e de intervenções de rua, como a "Vaga Viva". Essa iniciativa procura mostrar como os carros ocupam espaços públicos que poderiam ser utilizados para lazer e convivência.

Na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais e em Fortaleza, no Cerá, serão organizados passeios ciclísticos para incentivar o uso das bicicletas como meio de transporte.

Para saber se a sua cidade participará do evento e quais as outras atividades que serão desenvolvidas acesse o site da prefeitura de seu município.