As inscrições para votar nas eleições seguem abertas até 30/7
separador
05/06/2013
Atualizado:
11/06/2013
Está em andamento o processo eleitoral para os representantes da sociedade civil no novo mandato do CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil) para o período 2014-2016.
As inscrições para integrar o colégio eleitoral e, assim, poder votar na eleição dos representantes da sociedade civil no Comitê vão até o dia 30/7. Depois disso, o processo eleitoral continua conforme cronograma disponível aqui.
A participação da sociedade civil no CGI.br fortelece o caráter pluralista e seu potencial como instância crítica diante de graves iniciativas que limitam direitos na rede e corrompem os princípios que fundam a internet.
“A ampla participação nas eleições é de grande importância, pois contribui à pluralidade do próprio Comitê, instância diretamente envolvida nos processos de decisão da governança da internet, seja no Brasil, seja em âmbito internacional. A governança da rede diz respeito a uma série de direitos que começam no acesso à conexão neutra e de qualidade e passam, entre outros, pela privacidade, liberdade de expressão e pela garantia de se acessar e compartilhar conhecimento pela web”, explica Veridiana.
> As informações para o cadastro no colégio eleitoral podem ser encontradas no Edital, disponível no link: cgi.br/eleicao2013.
> Veja aqui o resumo simplificado que fizemos das regras que se aplicam ao cadastramento de entidades do terceiro setor.
Sobre o CGI.br
O CGI.br foi criado para coordenar e integrar todas as iniciativas de serviços de internet no País, objetivando a promoção da qualidade técnica, inovação e disseminação desses serviços. Entre suas atribuições se destacam o estabelecimento de diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da internet no Brasil, além da coleta, organização e disseminação de informações sobre os serviços, incluindo indicadores e estatísticas.
O Comitê é composto por representantes do governo e da sociedade civil, sendo estes últimos eleitos a cada três anos por colégios eleitorais formados por entidades relacionadas a cada segmento (empresas, academia e terceiro setor). O terceiro setor tem quatro vagas e, na gestão atual, conta com uma representante do Idec, a advogada Veridiana Alimonti. O Instituto pretende apresentar nova candidatura para o próximo triênio. Para saber mais sobre o terceiro setor no CGI, acesse o blog: http://terceirosetorcgi.blog.br/