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Carne Legal: saiba a origem do seu bife

<p> <i>Idec apoia campanha para mobilizar consumidores contra pecu&aacute;ria causadora de desmatamento e trabalho escravo</i></p>

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Atualizado: 

01/08/2011

O Ministério Público Federal (MPF) lança hoje (1/6), em Belém (PA), a campanha Carne Legal, pelo consumo consciente de produtos bovinos. O objetivo é alertar sobre os problemas ambientais, trabalhistas e sociais associados à criação de gado e também sobre a importância de os consumidores cobrarem informações a respeito da origem da carne que compram nos supermercados.

A iniciativa tem o apoio do Idec e da Repórter Brasil, organização que atua para a erradicação do trabalho escravo.

Com a derrubada da floresta para a criação de gado, a pecuária é a principal atividade causadora do desmatamento e queimadas na Amazônia, importantes fontes de emissões de gases do efeito estufa. Além disso, várias fazendas da região fornecedoras de bois para grandes redes varejistas têm histórico de uso de mão-de-obra escrava.

A campanha, veiculada em todo o Brasil, quer chamar a sociedade brasileira a refletir sobre a questão e a pressionar supermercados, frigoríficos e pecuaristas, além das instituições do governo, para que garantam que a carne que o consumidor compra não está ligada a nenhuma ilegalidade.

Para isso foram produzidas peças gráficas, três filmetes de 30 segundos para veiculação na televisão e três spots para rádio. A campanha também vai estar no twitter (www.twitter.com/carnelegal) e no YouTube.

Origem desconhecida
A Carne Legal é um desdobramento de um trabalho de investigação que vem sendo feito pelo MPF, que deflagrou a associação de fazendas com passivos ambientais e trabalhistas a frigoríficos fornecedores de grandes redes varejistas e já resultou em 21 ações civis públicas contra 34 réus. As denúncias levaram os frigoríficos a assinar acordos de ajustamento de conduta com o MPF. Mas, apesar dos avanços, o trabalho está só começando.

O Idec também vem atuando para que o consumidor receba informações sobre a origem do bife que chega à sua mesa. Entre 2008 e o início de 2009 o Instituto questionou supermercados e frigoríficos para saber se eles faziam controle da cadeia produtiva da carne que repassavam aos consumidores.

Os resultados das duas pesquisas foram insatisfatórios, revelando pouca - ou nenhuma - preocupação das empresas em garantir a origem legal da carne.

O papel do consumidor
Além do poder público e das empresas, é responsabilidade do consumidor também evitar que seu bife deixe um rastro de devastação do meio ambiente ou de escravização de pessoas. Como fazer isso? Pressionando as empresas. Por isso, exija do supermercado onde você faz as suas compras que ele garanta que a carne bovina que comercializa é legal.

O Idec vem buscando conscientizar o consumidor a respeito do impacto ambiental e social de suas escolhas por meio da campanha Mude o consumo para não mudar o clima, realizada em parceria com o Vitae Civilis. Para saber mais, visite o site: www.climaeconsumo.org.br.

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