Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Cancelar viagem a país exposto à gripe suína não implica multa

<p> <i>Ag&ecirc;ncias de viagem e turismo, bem como hot&eacute;is e companhias a&eacute;reas n&atilde;o devem cobrar multa do consumidor que cancelar ou alterar viagem por conta da gripe su&iacute;na</i></p>

Compartilhar

separador

Atualizado: 

08/08/2011

Muito embora seja regra normalmente prevista em contratos celebrados com agências de viagens e turismo, a multa pelo cancelamento ou alteração de viagem já contratada não pode ser cobrada do consumidor em situações excepcionais e imprevisíveis como a da atual gripe suína.

Diante de uma situação de cancelamento, o consumidor deve pedir à agência a devolução integral dos valores pagos antecipadamente. E a agência deve reconhecer a gravidade da situação e o direito do consumidor.

A multa, que é legalmente prevista e exigível quando o consumidor dá causa ao cancelamento, não se aplica quando a motivação é um fato como a atual crise sanitária.

A mesma regra se aplica às companhias aéreas e aos hotéis e pousadas. Caso o fornecedor se recuse a devolver valores eventualmente pagos a título de reserva, o consumidor deve recorrer ao Procon ou mesmo à Justiça (na maioria dos casos, os Juizados Especiais Cíveis resolvem o problema).

Talvez também te interesse: