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Campanha Carne Legal é eleita a melhor iniciativa pela sustentabilidade no Prêmio Greenbest

<i>Apoiada pelo Idec, campanha foi escolhida vencedora pelo j&uacute;ri acad&ecirc;mico ap&oacute;s ter analisados quesitos como inova&ccedil;&atilde;o e contribui&ccedil;&atilde;o para o desenvolvimento da consci&ecirc;ncia e do mercado sustent&aacute;vel</i><br />

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Atualizado: 

15/08/2011

Ação de comunicação do MPF (Ministério Público Federal) pela sustentabilidade na pecuária, a campanha Carne Legal foi eleita na terça-feira (17/5) a vencedora do prêmio Greenbest 2011 na categoria melhor campanha publicitária. O concurso busca selecionar as empresas, produtos e projetos que mais contribuíram para o desenvolvimento sustentável no País.

A campanha Carne Legal, lançada em junho de 2010 com o apoio do Idec e da ONG Repórter Brasil, tem o intuito de mobilizar e alertar os consumidores a valorizar produtos bovinos de origem legal, ou seja, procedentes de propriedades rurais nas quais não ocorram desmatamento e trabalho escravo, além de outros crimes e irregularidades. Na premiação, a campanha foi avaliada segundo os quesitos iniciativa, inovação, sustentabilidade do negócio ou produto, impacto socioambiental e contribuição para o desenvolvimento da consciência e do mercado sustentável.

Desde o lançamento da campanha, as mudanças foram perceptíveis, principalmente na região Amazônica, onde a iniciativa foi lançada: antes da atuação do MPF, havia no Pará cerca de 900 propriedades rurais inscritas no cadastro ambiental rural do estado. Com os acordos promovidos pela instituição e com a chegada da campanha, esse total chegou, em abril de 2011, a 52,1 mil de propriedades registradas.

O lançamento da Carne Legal também foi relevante para a mobilização de outras entidades e empresas na busca por uma maior discussão do tema. Como exemplo, frigoríficos que assinaram acordos com o MPF passaram a divulgar seus produtos com o slogan "Nossa carne é legal".

Apoio
O Idec já vinha atuando na questão, para que o consumidor seja informado da melhor forma sobre a procedência da carne que chega à sua mesa. Através da inciativa Clima e Consumo e de pesquisas publicadas na Revista do Idec sobre a responsabilidade das empresas frigoríficas em checar o processo produtivo pelo qual passa a carne bovina antes de chegar ao seu destino final. Os resultados demonstraram que há pouca preocupação das empresas em garantir a origem legal da carne.