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Câmara vota PL sobre publicidade infantil nesta quarta-feira

<p> <i>Idec convoca consumidores a acompanhar a vota&ccedil;&atilde;o em Bras&iacute;lia ou pressionar os deputados enviando mensagens de apoio ao texto, que estabelece restri&ccedil;&otilde;es &agrave; comunica&ccedil;&atilde;o mercadol&oacute;gica dirigida &agrave;s crian&ccedil;as</i></p>

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Atualizado: 

04/08/2011

Na próxima quarta-feira (23), entra em votação na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados o PL (projeto de lei) 5.921/2001, que propõe a proibição da publicidade infantil.

O texto substitutivo do PL foi aprovado em junho do ano passado pela Comissão de Defesa do Consumidor e proíbe toda comunicação mercadológica dirigida a crianças no Brasil. O objeto de análise da comissão na votação desta semana, no entanto, é o texto original.

Ao lado do Instituto Alana, o Idec vem defendendo a necessidade de regular a publicidade infantil e convoca os consumidores a acompanhar a votação, diretamente em Brasília ou enviando mensagens de apoio ao PL.

O Idec participou de audiência sobre o tema em encontro promovido na Câmara em junho deste ano. O Instituto têm atuado há anos em favor da restrição de publicidades dirigidas ao público infantil, principalmente de alimentos e bebidas não saudáveis.

Em março, realizou uma pesquisa que evidenciou que grandes multinacionais não aplicam no Brasil os compromissos éticos de limitação de publicidade dirigida à criança que assumiram em países em desenvolvimento. Os resultados mostraram que o país carece de uma legislação que obrigue as empresas a mudarem suas práticas, pois não o estão fazendo espontaneamente.

Altos índices de violência, aumento de transtornos alimentares e obesidade infantil, erotização e consumo precoce de álcool e tabaco são alguns dos problemas apontados como tendo relação direta com o consumismo infantil, influenciado pelos apelos da comunicação mercadológica.

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