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Após interrupção no fornecimento de energia, Eletropaulo orienta consumidores sobre indenização

<i>Quem teve aparelho danificado pelo corte do servi&ccedil;o ser&aacute; orientado a pedir ressarcimento. Idec j&aacute; tinha solicitado esclarecimentos por meio da Aneel, al&eacute;m de maior transpar&ecirc;ncia na conta</i>

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Atualizado: 

22/02/2018

Os consumidores que tiveram eletrodomésticos danificados devido à interrupção de mais de 48 horas no fornecimento de energia elétrica ocorrida no início do mês na capital paulista e em cidades da região metropolitana receberão a partir desta segunda-feira (27/6) a visita de funcionários da AES Eletropaulo. Até 1º de julho, cerca de 100 colaboradores da empresa irão distribuir formulários de porta em porta e orientarão moradores sobre quais os procedimentos necessários para os pedidos de indenização. Os consumidores podem solicitar as informações também em lojas, postos, call centers e no site da concessionária.

Os pedidos de indenização devem ser feitos em até 90 dias corridos após o eletrodoméstico ter sofrido o dano. A indenização vai ocorrer após a análise técnica comprovando que o dano foi causado pela rede elétrica. Os prazos de pagamento variam de acordo com o tipo de aparelho.

Maior fiscalização
Em carta enviada à Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Eletricidade da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o Idec pediu maior fiscalização sobre a compensação devida aos consumidores da AES Eletropaulo nas contas de luz. É direito do consumidor o desconto na conta sempre que a concessionária ultrapasse os limites estipulados pela Aneel para os índices de qualidade DIC (Duração de Interrupção por Unidade Consumidora) e FIC (Frequência de Interrupção por Unidade Consumidora).

Além da carta à Aneel, o Idec também enviou uma carta à própria AES Eletropaulo, solicitando que ela promova a compensação devida aos consumidores por ultrapassar os limites de qualidade. O documento pedia ainda que a concessionária esclarecesse, no prazo de dez dias, quais medidas iria adotar para solucionar o problema das sucessões de quedas de energia bem como para melhorar significativamente o atendimento ao consumidor.

O que fazer?
Para pedir a indenização, o consumidor deve fornecer os seguintes dados à concessionária: data e horário provável da ocorrência do dano, confirmação de que o consumidor solicitante é o titular da conta (nos casos em que outra pessoa for a uma loja ou posto representando o cliente cadastrado, será necessário uma procuração sem firma reconhecida), relato do problema apresentado pelo equipamento elétrico e descrição e características gerais do equipamento danificado - marca, modelo e tensão elétrica do aparelho.

Nesta segunda-feira (27/6), o mutirão aconteceu nas seguintes regiões de São Paulo: Planalto Paulista, Monte Azul, Bandeirantes, Continental, Parelheiros, Tomaz Edson, Varginha, Água Branca, Alexandre de Gusmão, Anastácio, Barra Funda, Butantã, Capela, Clementino, Granja Julieta, Guarapiranga, Itaim, Lapa, Leopoldina, Paineiras, Pinheiros, Ponta Porã, Sabará, Santa Maria, Varginha e Vila Almeida.

Na terça-feira (28/6), é a vez dos bairros: Saúde, Ipiranga, Planalto Paulista, Brasilândia, Mandaqui, Limão, Pirituba, V. dos Remédios e Parque São Domingos.

Na quarta-feira (29/6), o mutirão chega aos bairros: Mooca, Tatuapé, Carrão, Itaquera, Brás, Penha de França, Vila Ré, Vila Nhocune, Vila Prudente, Cid. Líder, Guaianazes, São Matheus, Lajeado, Parque Paulistano, Jd. da Conquista, Jd. Helena, Vl Formosa, Colônia, Gomes Cardin, Belenzinho, Vl São Geraldo, Parque Savoi City, Buturuçu, Limoeiro e Independência.

Para conhecer todos os horário e bairros participantes do mutirão, acesse a página da AES Eletropaulo.

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