Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

A defesa do Idec no STF

<div> Assista &agrave; defesa do advogado Walter Jos&eacute; Faiad de Moura, representando o Idec na defesa dos poupadores</div>

Compartilhar

separador

Atualizado: 

12/02/2014

 

No segundo dia de sustentações orais no julgamento de processos que discutem planos econômicos, quinta-feira (28/11), o Plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) ouviu o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, e os amici curiae do processo, representantes dos bancos e dos poupadores, incluindo o Idec.

 

O julgamento começou no dia 27/11 para discutir o direito às diferenças de correção monetária nas cadernetas de poupança, em razão dos expurgos inflacionários decorrentes dos planos econômicos: Bresser, Verão e Collor I e II.

 

O advogado representante do Idec Walter Faiad, em sua fala, defendeu os poupadores e lamentou que o Banco Central não esteja ao lado dos brasileiros nesta batalha: "A diferença da granada oca polonesa, jogada nos calouros para distraí-los, é que esta [granada oca] vem trazida não pelos advogados dos bancos, que se pouparam a discutir a questão da constitucionalidade, mas veio pela mão do Estado. Isso me surpreendeu" disse Faiad. 

 

No final da defesa o advogado faz um apontamento esperançoso sobre a forma dos consumidores mobilizados, confira o trecho transcrito abaixo e veja a fala na integra no vídeo a seguir.

 

"Este “pode tudo” da atividade bancária não pode ter guarida aqui [STF], qualquer que seja a discussão travada. Cuidado com as pequenas andorinhas! Cuidado com o indivíduo! Porque é a andorinha que alimenta o sistema. Nós somos a sola do pé do Estado. É nas asas do Supremo que queremos ver que o indivíduo pode. E eu espero que essa andorinha faça Verão, Bresser, Collor I e Collor II."

 

Outra fala importante foi a do advogado Luiz Fernando Casagrande Pereira, que falou em nome de poupadores e rebateu as falsas informações veiculadas na imprensa de que o Brasil "quebraria" caso os ministros votassem pela obrigatoriedade dos bancos de ressarcir os poupadores, ou seja se a ADPF for rejeitada. 
 

Vejam um trecho da fala do advogado e assistam o vídeo na íntegra aqui

 

"O Supremo não julga pela capa da Veja, sobretudo porque a capa da Veja, assim como todos os relatórios que informam esse discurso terrorista dos bancos, infelizmente, incorporado pelo governo, são, ministro Joaquim Barbosa, falsos do início ao fim. Nem todo dinheiro da poupança ia para o Sistema Financeiro de Habitação. Os peritos da Procuradoria Geral da República concluíram que, de fato, havia em todos os planos, em maior ou menor grau, a chamada faixa livre, para aplicar fora dos mesmos índices que os bancos repassaram aos poupadores. Isso deu 441 bilhões de lucro aos bancos, de faturamento".

 

Confira os demais vídeos do julgamento:

> 1º Dia Parte 1

> 1º Dia Parte 2

> 2º Dia 

> Todos os vídeos do Julgamento

 

Participe da Campanha "Presidente do Brasil, Ministro da Fazenda, Presidente do Banco Central: Façam JUSTIÇA aos poupadores do Brasil"  

 

Saiba tudo sobre Planos Econômicos:

 

> Idec tem plena confiança na decisão da Suprema Corte sobre o julgamento dos Planos Econômicos

> Especial do Idec com tudo sobre Planos Econômicos

> Matéria na Revista do Idec de dezembro "O Julgamento"

> Saiba por que a ADPF não tem cabimento

> Manifesto em respeito aos poupadores 

> Segurança jurídica aos poupadores, por Marilena Lazzarini e Walter José Faiad de Moura

> A correção é devida, por Marilena Lazzarini e Walter José Faiad de Moura

Talvez também te interesse: