Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Pix taxado? Ainda é seguro usá-lo?

separador

Atualizado: 

18/02/2025
Pix taxado? Ainda é seguro usá-lo?

O Pix se tornou o queridinho de brasileiros e brasileiras para a realização de transferências bancárias e pagamentos de contas. Porém, um boato fez com que o número de transações caísse pela primeira vez, desde que ele foi criado. Será que o Pix taxado é verdade? Ainda é seguro usá-lo? Confira a seguir!

É verdade essa história de Pix taxado?

O Pix nunca foi e nem é taxado para pessoas físicas. Já para pessoas jurídicas, algumas instituições financeiras cobram taxas a depender do número, do valor da transferência e em situações bem específicas. Mas basta você fazer uma pesquisa que vai encontrar bancos que não cobram taxas para pessoas jurídicas.

O boato que correu o Brasil inteiro era sobre as novas regras que obrigavam que instituições financeiras, bancos digitais, operadoras de cartões de crédito e instituições de pagamento informassem movimentações superiores a R$ 5 mil por mês (no caso de pessoas físicas) e R$ 15 mil por mês (pessoas jurídicas). Esse monitoramento já é feito em bancos tradicionais, porém, com a nova regra, haveria uma atualização para incorporar essas outras empresas.

Como a força do boato foi tão grande, a Receita Federal voltou atrás e desistiu de alterar as regras de monitoramento das transações financeiras.

Iria aumentar o imposto que eu pago?

O objetivo da norma era ampliar o monitoramento sobre as operações financeiras com intuito de combater e prevenir crimes financeiros. A Receita queria analisar a presença de criminosos que utilizam instituições financeiras para fazer evasão de divisas, lavagem de dinheiro, contas em nome de laranjas e sonegação fiscal.

Profissionais informais e demais pessoas que movimentam valores pequenos e não os declaram para a Receita Federal ficaram com medo de serem pegos e caírem na malha fina. Porém, o objetivo não era monitorar ou fiscalizar essas pessoas, mas sim grandes criminosos que roubam dinheiro, dão golpes financeiros e sonegam altas quantidades de recursos.

Usar o Pix ainda é seguro?

Sim, o Pix por si só é bastante seguro. O problema são os golpes, que aí sim é preciso tomar cuidado. Mas isso não tem nada a ver com o meio de pagamento, ele é só a forma que os golpistas usam para pegar o dinheiro das vítimas.

Os golpes que envolvem Pix, em sua maioria, são de pessoas que fingem ser familiares, amigos e conhecidos e pedem um valor para a pessoa transferir. Por isso, jamais faça qualquer movimentação financeira sem antes ter certeza de que é para a pessoa que você deseja transferir o dinheiro.

Então, muito cuidado antes de acreditar e compartilhar boatos por aí. O Pix taxado era uma mentira e ele continua sendo um meio de transferência ou de pagamento confiável.

Quer saber mais sobre o nosso trabalho? Assine a nossa newsletter aí embaixo!