Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Bard Google: tudo que você precisa saber sobre a inteligência artificial do Google

separador

Atualizado: 

13/07/2023

O futuro chegou e junto dele várias questões, problemáticas e desconfianças em torno de tecnologias construídas pelas gigantes empresas da área. Depois do Chat GPT, vem aí o Bard Google: a IA (Inteligência Artificial) do Google.

O Bard é apenas uma das várias criações de inteligência artificial que o Google tem feito e testado em todo o mundo. A tecnologia acaba de ser implementada na função beta (de testes) no Brasil. Ela promete ser mais do que um simples concorrente do Chat GPT. 

A seguir, você vai entender mais sobre o Bard Google e também sobre tudo que envolve a inteligência artificial do Google. Além de saber como isso afeta a sua vida e quais cuidados tem que tomar com essas novas tecnologias. Confira!

O que é o Bard Google?

Com todo o sucesso mundial do Chat GPT, o Google viu o seu império quase intocado ficar para trás. Foi aí que eles resolveram criar um concorrente.

O Bard é também uma IA generativa, ou seja, que produz conteúdos. Porém, ele é mais do que isso. A ferramenta é o início de um gigantesco projeto do Google para criação de e-mails e até programação de aplicativos.

O chatbot (serviço de conversação) do Bard vai utilizar uma tecnologia de linguagem chamada de PaLM-2 e é aí que está todo o poder dessa nova aposta do Google.

O PaLM-2 vai conseguir decifrar mais de 100 idiomas e mais de 20 linguagens de programação. Além de também programar outros robôs.

É uma tecnologia que é vista internacionalmente como perigosa. Já que dará muito poder a uma única inteligência artificial que poderá conter uma quantidade absurda de dados da população inteira do planeta e sem saber se eles são coletados de maneira legal. O Chat GPT, por exemplo, sofre contestações na Itália por conta disso.

Quais cuidados tomar com essas novas tecnologias?

Associações civis, governos, pesquisadores e até empresas têm discutido todos esses efeitos negativos em torno das tecnologias de inteligência artificial. É essencial que as legislações sejam atualizadas e até criadas novas leis para regular o uso da IA.

Enquanto isso não acontece, você pode sim tomar alguns cuidados ao utilizar essas ferramentas. O primeiro e mais importante é não disponibilizar os seus dados, caso não precise fazer isso de fato. Só utilize o Chat GPT ou o Bard, se realmente precisar disso. Do contrário você já vai ter parte da sua privacidade compartilhada com essas gigantes empresas de tecnologia.

Caso utilize alguma IA, sempre confira se as informações dadas estão corretas. Os erros, inclusive discriminatórios, são recorrentes. Por isso, jamais publique ou utilize esses dados sem apurar, revisar, pesquisar.

O que vai mudar na sua vida com a IA do Google?

Além de ser também uma ameaça à produção de conteúdo humana, criativa e diferenciada, como já é o Chat GPT, a inteligência artificial do Google agora também se torna um problema para quem trabalha com programação.

Como o PaLM-2 vai atuar com essa linguagem, muitos profissionais da área vão ter que se adaptar para não perderem os empregos.

Mas o problema vai além disso. Como ocorre no Chat GPT, a tecnologia do Google não é perfeita, muito pelo contrário. Ela pode causar diferentes erros e problemas tanto na produção de conteúdo quanto na programação de sites e aplicativos.

E é aí que vem o perigo maior que vários países têm questionado o uso de IA: o quanto essas tecnologias estão preparadas para, realmente, serem usadas em massa e darem resultados corretos? Como essa gigantesca base de dados de milhões de usuários do mundo todo vai ser utilizada? Quais consequências isso vai gerar?

São várias as perguntas que ainda não se têm respostas. Por isso, antes de sair criando novas tecnologias de Inteligência Artificial por aí, é necessário que isso seja regulado pelos governos de todos os países em formas de lei que garantam a segurança do usuário. 

Assim, ela evita a ocorrência de golpes, fraudes, uso irregular de dados e também do próprio uso indiscriminado da IAs sem levar em consideração questões éticas, de diversidade, de respeito à democracia e à soberania nacional.

Isso sem contar com o extremo poder que estará nas mãos dessas poucas empresas, a automação desregulada de atividades que vão gerar o desaparecimento de profissões e até o desenvolvimento de armas e de crimes cada vez mais sofisticados.

O Bard Google, assim como Chat GPT, é o início da globalização do uso de IA por pessoas comuns. E sem uma regulação própria, isso se torna um verdadeiro perigo para nós, consumidores. Gostou deste texto? Compartilhe com seus amigos e familiares nas suas redes sociais!

Talvez também te interesse: