Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Conheça as regras e dicas para armazenamento de medicamentos

Em Casa: O armazenamento doméstico de medicamentos deve ter especial atenção, principalmente quando houver na residência crianças e idosos. O local de armazenamento deve ser arejado, sem umidade, longe do sol ou de fonte de calor.

separador

Atualizado: 

25/07/2011

Em Casa:

O armazenamento doméstico de medicamentos deve ter especial atenção, principalmente quando houver na residência crianças e idosos.

O local de armazenamento deve ser arejado, sem umidade, longe do sol ou de fonte de calor.

Acomode os medicamentos em uma caixa, que pode ser tanto de papelão quanto plástica, desde que tenha uma tampa que impeça o acesso de insetos. Não se esqueça de identificar a caixa de preferência com um aviso por escrito e bem visível.

Para evitar a ingestão acidental de medicamentos, não os deixe soltos em gavetas, dentro de vasos, potes, objetos de decoração ou de qualquer outra forma que permita o acesso de animais domésticos, crianças ou idosos.

Procure com regularidade arrumar e limpar sua "caixa de medicamentos". O vazamento de líquido, por exemplo, pode comprometer os outros medicamentos armazenados. Por isso, medicamentos líquidos que estão vazando devem ser descartados.

Atenção: verifique a data de validade dos medicamentos guardados. Medicamentos vencidos não devem ser consumidos.
 

No ponto de venda:

O consumidor deve observar com atenção as condições de armazenamento de medicamentos nos diversos pontos de venda. Verifique se:

  • os pisos e prateleiras estão limpos, as instalações estão em boas condições , os produtos estão longe de pontos de calor.

 

  • os produtos de perfumaria, de higiene pessoal ou cosméticos não devem ficar em contato direto com os medicamentos.
     

  • a acomodação de medicamentos nas prateleiras não deve ter empilhamento excessivo, pois as embalagens podem ser danificadas, comprometendo o produto.

     

  • Observe as condições da geladeira onde são guardados os medicamentos que exigem refrigeração como, por exemplo, a insulina. É importante verificar se a graduação recomendada para a conservação das características inerentes ao produto, não comprometendo inclusive a validade do mesmo.

  •  

Atenção: todo estabelecimento deve ser inspecionado pela Vigilância Sanitária Municipal. Portanto, se houver qualquer irregularidade, denuncie. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária )recebe denúncias pelo Disque Saúde - 0800-61-1997 - ou pelo seu site www.anvisa.gov.br.

Talvez também te interesse: