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Conheça a melhor opção plano para conversão de pulso para minuto

O sistema de medição de ligações telefônicas em pulsos era impreciso, pois cada ligação era tarifada de forma diferente devido ao pulso aleatório. No novo sistema de tarifação, o consumidor é tarifado pelo efetivo consumo. Porém, há o risco do consumidor pagar mais caro caso não escolha o plano mais adequado ao seu perfil.

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Atualizado: 

25/07/2011

O sistema de medição de ligações telefônicas em pulsos era impreciso, pois cada ligação era tarifada de forma diferente devido ao pulso aleatório. No novo sistema de tarifação, o consumidor é tarifado pelo efetivo consumo. Porém, há o risco do consumidor pagar mais caro caso não escolha o plano mais adequado ao seu perfil.

Para entender melhor, veja abaixo como funciona o cálculo de cada plano:

Plano Básico: considera que 1 pulso equivaleria a 1,7 minutos. Mais adequado para o consumidor que, em regra, faz ligações locais (ou com tratamento local) mais curtas, de até 3 minutos.

PASOO (Plano Alternativo de Serviço de Oferecimento Obrigatório): considerou-se que um pulso equivaleria a 4 minutos. Mais adequado para o consumidor que, em regra, faz ligações locais (ou com tratamento local) com duração superior a 3 minutos.


Para fazer a melhor opção entre o Plano Básico em minutos e o PASOO, o consumidor deve, a partir de sua própria observação sobre o tempo de duração das suas ligações e da conexão discada para acesso à internet, avaliar seu perfil de consumo antes de escolher o plano que melhor lhe serve.

Também é possível solicitar à concessionária o envio da conta detalhada, que trará descrição das ligações locais da mesma forma como vêm as ligações interurbanas e internacionais. A resolução da Anatel que implantou a mudança do sistema de medição de pulso para minutos também trouxe a obrigatoriedade do fornecimento da conta detalhada pelas concessionárias, mediante solicitação do consumidor.

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