Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Como economizar na hora de comprar remédios?

Diante dos preços altíssimos praticados no mercado, veja as dicas do Idec para economizar na compra de medicamentos

separador

Atualizado: 

06/01/2016
Pesquise em diferentes redes de farmácias e drogarias. As vezes, já diferenças dentro da mesma rede, de uma loja para outra. 
 
Pechinche e peça descontos, pois há grande margem de negociação e diversas farmácias e drogarias cobrem preços da concorrência.
 
Na hora da compra, pergunte se existe a versão genérica do medicamento. O genérico, em regra, é mais barato. Mas, atenção: não deixe de pesquisar preços de genéricos fabricados por diferentes laboratórios, pois há diferenças entre eles também.
 
Peça para seu médico receitar o medicamento pelo nome do princípio ativo, e não pelo nome de marca. Assim será mais fácil verificar a existência de genéricos e optar pelo mais barato.
 
Mesmo se constar o nome de marca do medicamento na receita, é permitida a troca por genérico na farmácia, desde que seja feita por farmacêutico - que deve orientar o consumidor.
 
Pacientes que tratam hipertensão ou diabetes e mulheres que usam anticoncepcionais podem consultar seu médico sobre a possibilidade de utilizar um dos medicamentos que constam da lista do Programa Farmácia Popular, que contam com subsídios do governo de até 90%. Há uma série de farmácias e drogarias que já participam do Programa. Para obter esses desconto é preciso que o paciente leve a receita e tenha em mãos o CPF.
 
SAIBA MAIS
 
Medicamento: um direito essencial - faça o download gratuito do guia, que trata de acesso a medicamentos, dos riscos da automedicação e da responsabilidade do governo e dos planos de saúde.

Talvez também te interesse: