Antes mesmo da domesticação de plantas e animais, nossa espécie humana dependia das frutas silvestres como rica fonte de energia, fibras e vitaminas.
A doçura natural e a facilidade de obtenção fizeram com que as frutas fossem um dos alimentos mais consumidos na pré-história, ajudando na sobrevivência e na evolução da espécie.
Ao longo da história, diferentes civilizações valorizaram as frutas tanto pelo seu sabor quanto pelos seus benefícios à saúde.
Na Antiguidade, os egípcios cultivavam figos, uvas e tâmaras, alimentos que eram tão preciosos que até acompanhavam os faraós em suas tumbas.
Os gregos e romanos já reconheciam o poder medicinal de frutas como romãs e limões, enquanto no Oriente, o cultivo de frutas como mangas e lichias fazia parte da cultura alimentar há milênios.
No Brasil, a abundância de frutas nativas, como açaí, cupuaçu e cajá, sempre foi essencial para a alimentação dos povos indígenas, sendo incorporada também na culinária popular ao longo dos séculos.
Além do seu valor histórico e cultural, as frutas são fundamentais para a saúde.
Atualmente, a maioria delas é adquirida em feiras e mercados e ocupa espaço nas fruteiras da casa.
E não é porque ela está parada alguns dias que o destino deveria ser o lixo.
Ao invés de irem para o lixo, as bananas muito maduras podem ser usadas para fazer bolos, panquecas ou vitaminas.
Mangas e abacaxis passados do ponto viram ótimos sorvetes naturais quando batidos e congelados.
Morangos e outras frutas vermelhas quanto estão muito macias podem ser transformadas em geleias caseiras, e todo mundo adora poder comer a própria geleia ou ganhar uma de presente.
Outra forma criativa de aproveitar frutas maduras é preparar compotas e doces.
Goiabas muito maduras, por exemplo, são ideais para fazer uma goiabada caseira, enquanto maçãs podem ser cozidas com canela para um purê delicioso.
E elas vão bem também em receitas agridoces. Uma conserva de abobrinha com maçã fica excepcional!
Ah, e não pense em descartar as partes menos populares das frutas. As cascas e as sementes de algumas frutas também podem ser aproveitadas.
A casca da laranja pode virar chá ou raspas aromáticas para receitas e as sementes do melão podem ser torradas e consumidas por cima dos preparos como uma espécie de granola.
Ferver a casca de abacaxi com canela, e a casca da maçã com gengibre, ou adicionar rodelas de laranja ou aquelas rodelas mais amareladas de limão na água gelada são ótimas opções e bem refrescantes.
Sabia que a semente do mamão, depois de seca, pode ir pra um moedor junto com outras especiarias e temperar suas comidas de maneira semelhante à pimenta do reino?
Com tantas formas criativas de reaproveitar frutas maduras, jogar comida fora não faz mais sentido.
Pequenos gestos na cozinha fazem toda a diferença, ajudando a evitar o desperdício e garantindo refeições deliciosas. Que tal começar hoje mesmo?
|