Na internet, tem se tornado cada vez mais popular a expressão “pedir um biscoito”, ou seja, quando uma pessoa quer receber elogios, quer visibilidade.
A gíria tem origem na técnica de treinamento de cachorros com reforço positivo (o biscoito, no caso). Quando o bichinho faz o que é esperado pelo treinador, diz-se que ele está “querendo biscoito”.
E não há nada de errado em querer um biscoito, a visibilidade e o alimento, a questão está na composição da iguaria.
Você já olhou bem para a lista de ingredientes dos biscoitos ultraprocessados mais populares?
Sabe aquele biscoito doce, preto com recheio branco que é bem famoso? Olha só o que tem nele:
Farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, açúcar, gordura vegetal, cacau, óleo vegetal, amido, sal, farinha de aveia, farinha de centeio, leite em pó integral, soro de leite, corante caramelo IV, fermentos químicos bicarbonato de amônio, bicarbonato de sódio e fosfato monocálcico, emulsificante lecitina de soja e aromatizante.
Ou seja, consegue perceber como é uma composição ultraprocessada e com diferentes aditivos que conferem cor, cheiro, sabor e textura para estimular o seu paladar?
A ciência já nos mostrou que o consumo de produtos ultraprocessados está associado ao desenvolvimento de obesidade e doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como diabetes, doenças do coração, entre outras.
E se essa categoria de produtos tem aparecido na sua rotina, principalmente nas refeições intermediárias, ou seja, naquele momento no meio da manhã ou da tarde que bate uma fominha mas ainda não é a hora do almoço ou do jantar, saiba que existem opções bem saudáveis e práticas para suprir as necessidades.
Quer biscoito? 🍪 Faça você mesmo!
Misturando um punhado de polvilho azedo, azeite, água fervente, especiarias e uma pitada de sal você tem um biscoito assado crocante, delicioso e uma versão muito mais saudável do que esses das prateleiras do supermercado.
Quando você bate o amendoim até ele virar uma pasta, ela serve como base, junto a algum tipo de farinha para criar biscoitos caseiros com sabores adocicados.
Deixe a imaginação fluir e acrescente uma uva passa, castanhas, gotas de chocolate, mel ou melado e até pedacinhos de frutas bem pequenas, como maçã e banana.
Com especiarias, um mix de farinhas, água e açúcar é possível fazer um maravilhoso pão de mel em casa, podendo manter um estoque de massa no freezer e descongelando de acordo com o consumo.
Existem muitas pessoas do ramo da confeitaria que produzem biscoitos artesanais que são saudáveis, com poucos ingredientes e frescos, valorize sempre que possível essas iniciativas, compre do pequeno!
Vamos refletir sobre esse alto consumo e frear essa infiltração do biscoito ultraprocessado na culinária brasileira.
E por acaso, você tem aí uma receita familiar de biscoito? Já presenteou pessoas queridas com uma fornada especial? Resgata essa foto, marca o Idec nas suas postagens e mostra pra gente e para o mundo como é a sua receita favorita.
|