Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Tá na Mesa | Arquivo - Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável

Arquivo Tá na Mesa -
Edição de 9 de Fevereiro de 2022

Inscreva-se e receba o Tá na Mesa toda quarta-feira no seu e-mail!

Sabia que só conseguimos produzir esse e outros conteúdos valiosos graças ao suporte contínuo de nossos apoiadores? Não contamos com nenhum centavo de empresas e governo para garantir que nosso único compromisso seja com a defesa dos nossos direitos. Junte-se a nós na missão de promover um consumo justo, consciente e sustentável.

Quero apoiar
Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável
 ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ 

SUA PORÇÃO SEMANAL DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

Se tem verdura fresca na mesa, tem informação sobre alimentação saudável e sustentável em primeira mão na sua caixa de entrada! Para você que se inscreveu para conhecer mais sobre o Guia Alimentar, apresentamos essa newsletter que acabou de nascer e já é tão querida: o Tá na Mesa!

Um encontro semanal que fala de atualidades e reforça nosso compromisso coletivo em tornar acessível e possível para todos o conhecimento e os alimentos para uma vida mais saudável.

Por isso, “Tá na Mesa” os fatos, a informação, a comida, a prosa e a troca. Vem com a gente que esse é o primeiro e-mail de uma troca semanal que faremos, combinado? E vamos começar falando dele: o verão. Tá demais, né?

Leve menos tempo cozinhando com garantia de comida saudável

Como? Primeiro troque a noite pelo dia, adiante o almoço do dia seguinte à noite que é o período menos quente. Cozinhe 3 a 4 variedades de legumes, espere esfriar e guarde na geladeira. Quem é da turma que curte salada de legumes cozidos e geladinhos? Com uma quantidade generosa pronta, veja as opções de combinações para um verão leve.

  • Macarrão ao alho e óleo com brócolis
  • Cuscuz com legumes
  • Omelete de legumes

Acrescente ervas frescas ou secas, como tomilho, manjericão e hortelã com um fio de azeite e nhac para dentro!

 
 

// saindo do forno

ASSISTA AO VIVO

🌱 Saudemos a agricultura familiar!

É ela quem fornece 60 a 70% da produção de alimentos que abastecem as nossas casas, mas precisa da ampliação de políticas públicas. Nesta quarta-feira, participaremos da live do Correio Talks para falarmos sobre sistemas alimentares e produção sustentável. Convidamos vocês a assistirem. Correio Brasiliense

PARTICIPE

😃 A gente gosta de #ComerLivre, e você?

O ano está só no começo e desejamos experiências livres de culpa mas repletas de saúde para todos! Você gosta de desafios de novos ciclos? Chega mais, que o movimento #ComerLivre tem aquele incentivo de início de ano que precisamos para transformar as nossas vidas. Vem com a gente! idec #ComerLivre

DICAS

🌳 O verde que brota e fortifica SP

Quem mora na capital paulistana tá ligado que são 273 hortas registradas junto à prefeitura? Cola em uma para ser voluntário, abastecer o local e se beneficiar de inúmeras espécies! Quem mora em outras cidades pode se inspirar no projeto para aplicar na sua região. Agência Brasil

// põe na mesa

Eu gosto de pratos coloridos porque eles me atraem visualmente. Despertam nosso interesse, as nossas refeições e conversas durante as refeições são diferentes quanto temos a mistura do doce com salgado, experimentamos novas especiarias. Sirvo a mesa sempre com muita cor, como nesse almoço que preparei arroz, feijão vermelho, chuchu refogado com ovo cozido e um “vinagrete” de banana da terra, tomate e cebola e ainda de quebra um suco de limonada suíça

GABRIELA GONÇALVES, Vila Velha / ES

A partir de agora nós temos um combinado: vamos compartilhar o prato que montamos em casa e vamos fazer refeições com mais qualidade de tempo? Seu prato pode aparecer na próxima edição, clique aqui e envie sua foto.

 

TÁ NA ÉPOCA

BOM PRO SEU BOLSO E PARA O MEIO AMBIENTE

Quem congela, sempre tem!

Vamos emendar logo o papo e fazermos as pazes com o freezer? Segue o fio das dicas que vai dar certo!

  • Frutas: as espécies de fevereiro estão aptas ao congelamento. Congele as fatias separadas e depois junte em um saco ou pote.
  • Verduras: passe as folhas de escarola por 3 min em água quente, depois coloque-as em uma vasilha com água fria, retire e guarde no congelador por até 3 meses. Do congelador direto para o refogado.
  • Legumes: da lista talvez o quiabo seja o que a maioria tem dúvida. O segredo está em lavar e secar bem. Deixa até 5 min no sol para secar (cuidado pra não murchar), depois faça o corte da sua preferência e ele vai ficar verdinho no freezer por até 3 meses.

Receita da época

Precisa de inspiração de receitas com os alimentos do mês? Aqui vai uma receita de tortinha de liquidificador usando a casca da abóbora. Essa e outras receitas estão disponíveis dentro do Mapa de Feiras Orgânicas do Idec. Confira aqui a receita


Conteúdo feito pelo Idec ❤️

Somos uma ong que atua pelos consumidores brasileiros em diversas causas importantes.

Seja pressionando autoridades, denunciando empresas ou trazendo informação útil às pessoas, lutamos também pelo nosso direito a uma alimentação adequada, saudável e sustentável.

DÊ UMA FORÇA PARA QUE ESSE TRABALHO CONTINUE.


Compartilhe essa newsletter diretamente com amigos e familiares:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
ALIMENTAÇÃO | FINANCEIRO | SAÚDE | INTERNET, TELEFONIA E TV | MOBILIDADE | ENERGIA