Para vender seus produtos ultraprocessados, a indústria utiliza todos os argumentos possíveis. E aqui vai mais um caso, com os produtos da linha Zooreta, da marca Mãe Terra.
Essa linha é composta por produtos voltados para o público infantil com a promessa de ser uma opção saudável para a lancheira das crianças.
Atualmente ela é composta por produtos como salgadinhos e biscoitos e destaca características específicas, como que os produtos são assados, integrais, orgânicos e veganos. Apesar disso, nem todas as características dos produtos estão destacadas no rótulo.
A principal delas é que, de acordo com a classificação Nova de alimentos, a Zooreta é só mais uma linha de ultraprocessados com aditivos alimentares para tornar o produto mais atrativo, como: emulsificante, lecitina de soja, aromatizantes, gelificante e corante.
A categoria de produtos ultraprocessados é considerada nutricionalmente desbalanceada e, de acordo com os nossos Guias Alimentares, não deve ser oferecida para crianças e deve ser evitada por adultos.
Evidências recentes demonstram que tais produtos são prejudiciais à saúde, uma vez que estão associados ao aumento do excesso de peso, obesidade e outras doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT).
Mas se a embalagem tem aspectos que remetem à saudabilidade e à sustentabilidade, além de se colocar como adequada para compor a lancheira infantil, como podem ser nocivos?
É justamente esse o ponto que nós do Idec denunciamos!
Com base nos pareceres técnicos do Idec e do Grupo de Estudos, Pesquisa e Práticas em Ambiente Alimentar (GEPPAAS) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para o OPA, a estratégia de publicidade da marca usa os seguintes apelos: direcionamento para o público infantil, destaque para ingredientes e características que são entendidas pelas pessoas em geral como saudáveis e recomendação para que eles façam parte da lancheira infantil.
Para aumentar o reforço positivo a essas características, a marca ainda utiliza de personalidades midiáticas que são reconhecidamente associadas a um estilo de vida saudável.
Além disso, todos os recursos visuais da embalagem e do produto, como as cores fortes e contrastantes, a presença de personagem animado não humano com elementos infantis e a utilização de linguagem infantil, com diminutivos “pozinhos” e “lanchinho”, se comunicam diretamente com as crianças, as quais se baseiam fortemente nesses elementos para solicitar os produtos ao responsável pela decisão de montagem da lancheira.
A escola é o lugar de aprendizagem e a alimentação está incluída nisso!
No Rio de Janeiro e em Niterói existem leis que proíbem a comercialização de ultraprocessados no ambiente escolar.
Outras localidades específicas também possuem normas que tratam sobre a comercialização ou publicidade desta categoria de produtos dentro das escolas.
Além disso, o Brasil tem um Decreto presidencial que orienta a proteção contra a exposição de ultraprocessados nesse ambiente.
E o Guia Alimentar para a População Brasileira e o Guia para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos não recomendam ultraprocessados.
Mas a Mãe Terra tenta te convencer de que a linha Zooreta é adequada para compor as lancheiras do público infantil.
Estamos aqui para te alertar e ajudar a proteger as crianças de consumir esse tipo de produto, principalmente dentro das escolas brasileiras.
Para o Idec, toda marca que, ciente dessas recomendações, oferece enganosidade embrulhada sob a alegação de ser saudável e ainda utiliza elementos de comunicação mercadológica dirigida à criança está infringindo a lei.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), toda publicidade que se aproveita da deficiência de julgamento e experiência da criança é considerada abusiva. Em complemento ao CDC, a Resolução nº163/2014 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) especifica os elementos que caracterizam uma publicidade abusiva e você consegue encontrar esses exemplo aqui.
Por isso, converse com as crianças, oriente pessoas próximas e não aceite que uma marca os ultraprocessados decida o que vai fazer parte da rotina alimentar infantil.
Se quiser saber mais sobre essa história e como denunciar irregularidades no nosso Observatório de Publicidade de Alimentos, confira aqui.
A lancheira mais saudável que você pode montar para as suas crianças é aquela com comida de verdade..
E para te orientar a montar lancheiras melhores este ano, preparamos este material com dicas para essa volta às aulas ficar ainda mais saudável e interessante. Leia e compartilhe com outras famílias.
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