Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Semana Sustentável 2022 apresenta estudos e iniciativas locais para melhorar a vida de brasileiros e o meio ambiente

Evento realizado pelo Idec nos dias 1º e 2 de dezembro vai contar com as iniciativas apoiadas e também participações especiais

Separador

Atualizado: 

29/11/2022

A Semana Sustentável 2022 realizada pelo Idec vai ocorrer no dia 1º de dezembro, a partir das 14 horas, e no dia 2 de dezembro, a partir das 10h, no canal de YouTube do Instituto. O evento faz parte da ação global Green Action Week e vai mostrar todas as cinco iniciativas apoiadas este ano.

O evento vai ser dividido em dois dias para poder apresentar da melhor forma possível todos os projetos selecionados. Além disso, haverá participações especiais e um momento de debate com perguntas do público e resposta dos representantes das iniciativas.

O primeiro dia da Semana Sustentável 2022

No dia 1º, o Idec vai fazer uma apresentação institucional e depois será contada um pouco da história da Semana Sustentável. Após esse comentário inicial, será a vez da participação especial do dia.

A arquiteta e pesquisadora Maria Gabriela Feitosa, do Instituto Pólis, vai apresentar o estudo: “Justiça energética nas cidades brasileiras”.

Após isso, será a vez de três iniciativas apoiadas pelo Idec este ano mostrarem o que foi feito com as bolsas recebidas.

Associação de Jovens Produtores Indígenas de Tingui Botó realizou a primeira feira de etnodesenvolvimento do Tingui Botó intitulada “Feira de Saberes e Sabores do Povo de Tingui Botó”. A ação teve espaço para exposição e comercialização de produtos indígenas que atuam na agricultura, extrativismo, pesca e artesanato. Eles visam trazer consumidores da região de Feira Grande (AL) e convidados com toda a capacidade produtiva dos jovens em um espaço na Terra Indígena de Tingui Botó, disponibilizando para comércio, troca e exposição produtos como tubérculos, oleaginosas, milho, mel e derivados de mandioca. Além disso, expuseram a capacidade de produção artesanal de seus jovens.

Já a EFAJ (Escola da Família Agrícola de Jaboticaba - Bahia) trabalhou com a implementação do Sistema Integrado de Geração de Renda e Consumo Sustentável na Caatinga, estruturado nas seguintes ações: instalação de viveiro para produção de mudas nativas; construção de um composto para aproveitamento de matéria orgânica; reflorestamento de 1 hectare; instalação de um meliponário. Para a implantação do sistema, foram realizadas oficinas temáticas que abordaram os aspectos técnicos e ambientais em foco. Essas ações estão conectadas aos subsistemas existentes na propriedade da EFAJ, o que favorece o consumo sustentável. 

Por fim, será a vez do projeto Luzes sobre a Amazônia. A Universidade do Amor organizou a doação de 40 kits de energia solar para a comunidade Yanomami de São Gabriel da Cachoeira (AM), que não tem energia elétrica. O principal objetivo de trazer luz é empoderar as comunidades. A iniciativa se baseia em uma proposta de geração de energia limpa e acessível para essa população.

Após a apresentação de cada um dos projetos, haverá um momento de debate e conversa com o público presente.

Segundo dia do evento

segundo dia contará também com uma apresentação inicial do Idec que seguirá para a próxima participação especial. Iran Magno, analista de campanhas da Oceana, vai mostrar a pesquisa: “Um oceano livre de plástico”.

Depois é hora das duas últimas iniciativas apoiadas pela Semana Sustentável 2022 mostrarem o que fizeram com as bolsas recebidas.

Instituto Novo Sertão vai mostrar o projeto Novas Águas. Ele mobiliza comunidades do semiárido nordestino em prol do reúso de água por meio de sistemas de águas cinzas e incentivo à produção e comercialização de alimentos por meio de irrigação com água de reúso. Sua proposta visa conscientizar a população local sobre a importância de economizar e reutilizar a água. Disseminando, assim, a metodologia de sistemas de reuso de águas cinzas, que são de fácil instalação e baixa manutenção no contexto do semiárido. Além de como essa água pode se tornar um importante ativo para a produção de alimentos agroecológicos, contribuindo para a boa alimentação e geração de renda por meio de sua comercialização em feiras agroecológicas da região. 

Já o Instituto Geração Oceano X implementou o Reparo, Separo, Reciclo: Sou + Natureza. Atividades que integraram os catadores de materiais recicláveis à sociedade. Envolvidos no pilar central da reciclagem de resíduos sólidos, os catadores são uma frente importante na campanha de conscientização dos tomadores de decisão e da sociedade. A ideia é que nas reuniões na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, catadores tenham voz, ao mesmo tempo em que incentivem o combate ao lixo no mar, a criação de uma lei para a economia circular do plástico e a captação de discursos para que a campanha seja divulgada à sociedade.

Após isso haverá o momento de debate e o encerramento da Semana Sustentável 2022. 

Para participar, é só entrar no canal de YouTube do Idec no dia 1º de dezembro, a partir das 14h e no dia 2 de dezembro, a partir das 10 horas.

Para conhecer mais sobre a iniciativa, é só acessar o nosso site!