Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Semana Sustentável

 

A Semana Sustentável é uma iniciativa realizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor como parte integrante da campanha global “Green Action Week” (Semana da Ação Verde), promovida pela Sociedade Sueca de Proteção à Natureza. Com o objetivo de impulsionar o consumo sustentável, organizações da sociedade civil de diferentes países promovem ações coletivas na agenda da sustentabilidade.

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe no WhatsApp

1 • O que é a Semana Sustentável?

A Semana Sustentável é uma iniciativa realizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor como parte integrante da campanha global "Green Action Week" (Semana da Ação Verde), promovida pela Sociedade Sueca de Proteção à Natureza. Com o objetivo de impulsionar o consumo sustentável, organizações da sociedade civil de diferentes países promovem ações coletivas na agenda da sustentabilidade.

Desde 2018, a campanha global tem como mote "Comunidades que Compartilham", buscando transformar a cultura consumista por meio do fortalecimento de coletividades colaborativas e sustentáveis. Assim, espera-se possibilitar que mais pessoas conheçam e tenham acesso à iniciativas de bens e serviços comprometidas com questões socioambientais, contribuindo para a transformação dos paradigmas atuais de produção e consumo.

Nas edições anteriores da Semana Sustentável, que acontece no Brasil desde 2017, foram realizadas atividades de fomento ao consumo sustentável e ao senso de comunidade em diferentes regiões do país, como feiras de trocas e eventos de rua. Desde 2020, devido à pandemia, as atividades foram realizadas no formato online, contando com oficinas e bate-papos. No nosso Canal do YouTube é possível conferir como foram as últimas edições de 2021 e 2022 e 2023 :)

 

2 • Quem somos?

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua há mais de 35 anos representando consumidores de todo país na luta por relações de consumo mais justas. Somos independentes de governos, partidos políticos e empresas e nossa atuação é mantida com recursos de projetos financiados por fundações independentes e por doações de pessoas físicas. Nosso propósito é a preservação e garantia de direitos a partir de uma atuação que busca alternativas para prevenção e resolução de conflitos de consumo, especialmente nas áreas de consumo sustentável, serviços financeiros, saúde, alimentação saudável e sustentável, mobilidade, energia e telecomunicações e direitos digitais.

 

Edições Anteriores

Sobre as iniciativas que já participaram da Semana Sustentável

O Idec

Inclusão social e produtiva das catadoras de materiais recicláveis (2023)

Instituto Nova Amazônia (Inã), Bragança (PA)

O projeto se propôs a combater as injustiças ambientais praticadas contra populações vulnerabilizadas, especificamente as catadoras de materiais recicláveis de Bragança, nordeste do Pará, que são agentes importantes na cadeia produtiva de resíduos sólidos, porém são extremamente invisibilizadas e marginalizadas, vivendo em situação de desigualdade social e exploradas dentro do mercado da reciclagem. O projeto se dispôs a promover debates voltados para democratizar informações sobre os direitos das mulheres, fortalecer sua luta e chamar atenção da sociedade local para as dificuldades enfrentadas por elas.


O Idec

Cozinha de Vó - Comida Ancestral (2023)

Grupo de Mulheres Produtoras Quilombolas (GRUMAQ), Laranjeiras (SE)

Criação de uma cozinha ancestral com uso de bioconstrução, retomando as origens da comunidade enquanto povo quilombola e tradicional que sabe a importância de compartilhar. Cozinha que preza por alimentos saudáveis, pelo coletivo e com muito afeto, retomando o movimento sankofa - uma cozinha que visa a construção de boas memórias e que dialoga com a terra, com os saberes e fazeres que nos despertaram e despertam lembranças da comida que vem dos ancestrais.


O Idec

TRANSformando o Cuidado (2023)

Coletivo Aroeira e Tulipas do Cerrado, Brasília (DF)

O projeto busca promover um espaço estratégico de cuidado e de geração de renda entre mulheres e pessoas trans por meio dos princípios da agroecologia e da produção de cosméticos ecológicos. O público em questão é exposto a diversas violências sociais, tornando-se necessário movimentos de empoderamento para a construção de territórios mais seguros e acolhedores.


O Idec

4ª Feira Saberes, Sabores & Sementes (2023)

Instituto Giramundo Mutuando, Botucatu (SP)

A 4ª Feira promoveu o encontro de produtores e consumidores e o debate aprofundado sobre Soberania e Segurança Alimentar na cidade. O evento integrou a 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente e preparatório para o Dia Mundial da Alimentação Saudável, criando sinergias e aumentando o alcance da proposta. Teve como intuito colaborar para a aprovação de uma Lei Municipal para criação de uma Zona de Interesse Econômico e Ecológico de Agrovilas Agroecológicas, por meio da coleta de assinaturas.


O Idec

Sabores do Sertão (2023)

Instituto Terraviva, Inhapi (AL)

O projeto é fundamentado na perspectiva ecofeminismo, o qual coaduna gênero e meio ambiente enquanto pautas indissociáveis. O público beneficiado é composto exclusivamente por mulheres que realizam práticas agrícolas e extrativistas em comunidades tradicionais por meio do uso do fruto Ouricuri, a partir da adoção de diferentes formas de manejo, conservação ambiental e convivência com os biomas. As participantes selecionadas protagonizaram as ações do projeto, desde o processo de capacitação e intercâmbio de saberes, até as etapas de construção coletiva de atividades.


O Idec

Feira de Saberes e Sabores (2022)

Associação de Jovens Produtores Indígenas de Tingui Botó, Feira Grande (AL)

A iniciativa promovida pela Associação de Jovens Produtores Indígenas de Tingui Botó foi a realização da primeira feira de etnodesenvolvimento da comunidade indígena de Tingui Botó. A ação teve a participação de indígenas que atuam na agricultura, extrativismo, pesca e artesanato e contou com um espaço para exposição e comercialização de seus produtos. Foram convidados consumidores da região para ter a oportunidade de observar toda a capacidade produtiva sustentável da comunidade.


O Idec

Sistema Integrado de Geração de Renda e Consumo Sustentável (2022)

Escola da Família Agrícola de Jaboticaba, Quixabeira (BA)

A EFA Jaboticaba realizou um conjunto de ações articuladas no intuito de promover uma conscientização sócio-ambiental por meio de práticas desenvolvidas junto aos estudantes envolvendo técnicas sustentáveis de convivência com o semiárido, o reaproveitamento da matéria prima produzida na cozinha, na horta e no pomar da escola, a produção de mudas e a proteção de um hectare para o recaatingamento e o desenvolvimento da atividade da melipona. Com isso, reforçaram a educação ambiental cuidando da natureza e produzindo renda.


O Idec

Novas Águas (2022)

Instituto Novo Sertão, Betânia do Piauí (PI)

O Instituto Novo Sertão mobilizou comunidades na região semiárida do nordeste do país para conscientizar a população sobre a importância de reutilizar e economizar água, disseminando um sistema para reutilização de água cinza de fácil instalação e baixa manutenção, ensinando como utilizá-la na produção agroecológica de alimentos, contribuindo para promover a alimentação saudável e sustentável e geração de de renda através da comercialização destes produtos em feiras da região.


O Idec

Repenso, Separo, Reciclo: Sou + Natureza (2022)

Instituto Geração Oceano X, Vitória (ES)

Incubidos no pilar central da reciclagem de resíduos sólidos, os catadores de resíduos recicláveis são uma frente importante na campanha de sensibilização para tomadores de decisão e sociedade. O Instituto Geração Oceano X trabalhou para que os catadores tivessem sua voz ouvida em reunião na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, incentivando o combate ao lixo no mar, à poluição por plástico e incentivando a criação de novas políticas. Ao mesmo tempo, lançou uma campanha para a sociedade incentivando o cadastro voluntário para destinação adequada de resíduos sólidos pela coleta seletiva porta a porta, obtendo engajamento crescente e demonstrando mudança de comportamento da comunidade.


O Idec

Luzes Sobre a Amazônia (2022)

Universidade do Amor, Novo Airão (AM)

A Universidade do Amor organizou a doação de 40 kits de energia solar à comunidade Yanomami de São Gabriel da Cachoeira (AM), a qual ainda é impactada pela falta do acesso à energia elétrica. O principal objetivo foi levar a iluminação como uma forma de empoderamento da comunidade indígena, ensinando a montagem desses kits, promovendo uma forma de gerar energia limpa e financeiramente acessível e ao mesmo tempo ensinando jovens e adultos a montar e fazer a manutenção deste sistema como uma forma de geração de renda.


O Idec

Quitanda dos Quintais (2021)

Instituto Novo Sertão, Betânia do Piauí (PI)

A Quitanda dos Quintais é uma feira de produtos orgânicos que mobiliza e apoia famílias de agricultores familiares em Betânia do Piauí através da comercialização de seus produtos, e conscientiza a população local sobre a importância do consumo desses alimentos. O Instituto Novo Sertão realizou mais uma edição da feira, contemplando treinamento de agricultores familiares para melhorar sua produção, aumentar a diversidade de seus produtos e disseminar boas práticas. O objetivo desta iniciativa é gerar um ambiente de troca, fortalecendo a economia circular e preservando o bioma da região semiárida nordestina.


O Idec

Campanha “Leve Sua Sacola” (2021)

Comunidade Educacional de Pirenópolis, Pirenópolis (GO)

A Coepi realizou a produção de sacolas reutilizáveis feitas através da reutilização tecido de ráfia descartados, organizando oficinas de costura e impressão em serigrafia para jovens. O projeto consistiu em distribuir as sacolas para a população local em feiras de alimentos, conscientizando sobre a importância de reduzir o consumo de sacolas e embalagens plásticas através da utilização de sacolas reutilizáveis, bem como convidando o público a aprender outras ações relacionadas ao descarte correto de resíduos orgânicos e recicláveis.


O Idec

Horta Comunitária da Vila Nancy (2021)

Instituto Kairós, São Paulo (SP)

A Horta Comunitária Vila Nancy é referência para a cidade de São Paulo. Parte da luta por moradia no bairro localizado no bairro Guaianases, zona leste da capital, a horta existe há 35 anos, mantendo 3 nascentes e contribuindo para a preservação da mata em uma área de cerca de 2.000 m². Em parceria com o Instituto Kairós, a chef Leila D. e agricultoras, o projeto equipou a cozinha do espaço da horta para desenvolver oficinas de ecogastronomia para mulheres do entorno e combater a insegurança alimentar.


O Idec

Água para Todos (2021)

Instituto Abraço, Porto Velho (RO)

Liderado pelo Instituto Abraço, o projeto Água para Todos aborda a vulnerabilidade da comunidade Vila Princesa, em Porto Velho, que, além de estar localizada em uma área adjacente ao lixão, não tem acesso a saneamento básico. Seu objetivo do projeto é propor sistemas de captação de água pluvial dos telhados das residências, com a proposta de um tratamento preliminar que possibilite dar condições para o uso doméstico seguro dessa água.


O Idec

Vídeos Educativos com Catadoras Sobre a Separação de Resíduos Recicláveis (2021)

Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul, Porto Alegre (RS)

O Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ-RS) propôs a criação de vídeos educativos junto às catadoras de materiais recicláveis na Unidade de Triagem Reciclando Pela Vida, abordando as principais dificuldades da rotina, tais como comercialização de resíduos, segurança de trabalho e importância do reconhecimento desta função, bem como fornecendo orientações sobre como a população deve agir para apoiá-las.

O Idec

O Idec

O Idec é uma organização da sociedade civil que trabalha para defender e ampliar os direitos dos consumidores há mais de 30 anos. Além de oferecer informação e orientação à sociedade e lutar por causas diante de empresas na construção de políticas públicas, também promovemos o consumo responsável e consciente em prol de um mundo mais justo.


Green Action Week