Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Semana Sustentável

 

A Semana Sustentável é parte da campanha global “Green Action Week” (Semana de Ação Verde) que visa promover o consumo sustentável em centenas de países todos os anos, reunindo organizações de todo o mundo para realizar ações conjuntas com o objetivo de promover esta causa.

Em 2020, 50 organizações da sociedade civil em 30 países de todos os continentes participaram desta campanha. Este ano, selecionamos seis projetos espalhados pelo Brasil para realizarem atividades onlines que divulguem iniciativas e promovam o consumo sustentável.

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe no WhatsApp

NÃO PERCA NOSSAS LIVES

CONHEÇA OS PROJETOS

Quitanda dos Quintais

A Quitanda dos Quintais consiste em uma feira de produtos orgânicos que mobiliza e apoia produtores da agricultura familiar de Betânia do Piauí (PI) na comercialização de seus produtos e na conscientização da população na importância desses alimentos. O projeto do Instituto Novo Sertão apoia os produtores com capacitação para melhorar a produção, aumentar a diversidade e compartilhar boas práticas. O objetivo é gerar um ambiente de troca, fortalecer a economia circular e a preservação do bioma local no semiárido nordestino.

 

Campanha Leve Sua Sacola

A Comunidade Educacional de Pirenópolis (COEPi), em Goiás, realiza a produção de sacolas reutilizando sacos descartados de ráfia, além de organizar oficinas de costura e arte para impressão de estampas envolvendo jovens. O projeto consiste em entrega das sacolas produzidas em ações na feira, momento de sensibilização de moradores e feirantes sobre o uso e consumo de embalagens plásticas e a adoção da sacola como exercício da prática sustentável, além de convidar o público a contribuir com outras atitudes relacionadas ao descarte correto de materiais recicláveis e orgânicos.

 

Horta Comunitária da Vila Nancy

A Horta Comunitária da Vila Nancy é referência para a cidade de São Paulo. Parte da luta por moradia do bairro localizado no distrito de Guaianases, zona leste da capital, a horta existe há 35 anos, mantendo 3 nascentes, um lago, criação de animais, canteiro, floresta e uma cozinha em uma área de cerca de 2 mil m². Em parceria com o Instituto Kairós, a Chef Leila D. e agricultoras, o projeto pretende equipar a cozinha do espaço da horta para desenvolver oficinas de ecogastronomia para mulheres do entorno para combater a insegurança alimentar.

 

Projeto Água para Todos

Liderado pelo Instituto Abraço, o projeto Água para Todos atende a vulnerabilidade da comunidade de Vila princesa, em Porto Velho, que além de estar localizada em área contígua do lixão, não possui acesso ao saneamento básico. O projeto tem por finalidade a proposição de sistemas de captação de água da chuva dos telhados das residências, com a proposição de um tratamento preliminar que possibilite a dar condições de uso doméstico seguro dessa água.

 

Produção de Biogás e o Cuidado com o Meio Ambiente

A Escola Família Agrícola de Jaboticaba, localizada em Quixabeira (BA), é uma instituição que fornece educação aos jovens que, em sua maioria, são filhos de pequenos produtores rurais do semiárido baiano. A construção de um biodigestor para a produção de gás que será utilizado no refeitório da escola e a produção de dos fertilizantes orgânicos resultantes da biodigestão do esterco e implantação de uma área modelo de reflorestamento com espécies nativas da caatinga, serão laboratórios vivos para os alunos e da comunidades.

 

Vídeos educativos sobre separação de resíduos recicláveis

O Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul identificou junto às catadoras de material reciclável do município de Porto Alegre (RS) a necessidade de criar uma série de vídeos educativos com o objetivo de educar e conscientizar a população sobre as maneiras mais adequadas de separar seus resíduos sólidos recicláveis e, consequentemente, diminuir a contaminação deste material por outros rejeitos e também o trabalho da triagem.

 

 

O Idec

O Idec

O Idec é uma organização da sociedade civil que trabalha para defender e ampliar os direitos dos consumidores há mais de 30 anos. Além de oferecer informação e orientação à sociedade e lutar por causas diante de empresas na construção de políticas públicas, também promovemos o consumo responsável e consciente em prol de um mundo mais justo.


Green Action Week