Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec realiza tuitaço contra decreto que acaba com a rotulagem de transgênicos

A ação tem como objetivo pedir que presidente Michel Temer não assine o documento

Separador

Atualizado: 

29/08/2017

Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) realiza amanhã (30), das 16h às 17h, um tuitaço com a hashtag #DeOlhoNoT. O objetivo da ação é pedir que o presidente Michel Temer não assine um decreto que pode retirar a obrigatoriedade da rotulagem de transgênicos no Brasil. 

Em parceria com o Greenpeace, a ACT Promoção da Saúde e o CFN (Conselho Federal de Nutricionistas) e com o apoio de outros membros da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável e da Plataforma Chega de Agrotóxicos, o tuitaço acontece após a notícia divulgada pelo jornal O Globo, no último dia 25. 

Segundo o texto, o presidente pode assinar, a qualquer momento, uma minuta preparada pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) para retirar a obrigação de uso do símbolo T no rótulo dos alimentos e rações animais.

É preciso agir

Também no dia 25, o Idec enviou uma carta ao presidente repudiando o decreto. Em seu site, o Instituto também realiza uma campanha para que as pessoas possam enviar um e-mail a Michel Temer e a outras autoridades que têm poder de decisão sobre o assunto.

Para o Instituto, essa medida representa um grave retrocesso e uma afronta aos direitos dos consumidores, pois impede a informação clara e precisa sobre o uso de ingredientes transgênicos nos produtos.

A luta contra o fim da rotulagem de transgênicos começou em 2008 no Idec, quando um Projeto de lei foi proposto no Congresso. Até hoje, já foram coletadas mais de 94  mil assinaturas para pedir que o rótulo seja mantido.