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Idec realiza tuitaço contra cobranças de serviços adicionados nos celulares

Ação faz parte da campanha Cadê Meu Crédito? e alerta sobre as cobranças incluídas nas linhas de celular sem o consentimento dos consumidores

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Atualizado: 

16/08/2017

Nesta quinta-feira, às 11h30, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) realiza um tuitaço com a hashtag #CadêMeuCrédito. O objetivo da ação é alertar sobre as cobranças de Serviços de Valor Adicionado (SVAs) – como jogos, horóscopos, notícias e backups de arquivos – incluídos nas linhas de celular sem o consentimento dos consumidores. 

Em parceria com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, a Fundação Procon SP e o Departamento Jurídico XI de Agosto da USP, o tuitaço integra a nova campanha online do Idec intitulada Cadê Meu Crédito? 

Na página, o consumidor encontra orientações sobre o tema e ainda pode participar de uma pesquisa para que o Idec entenda melhor o problema dos SVAs. Além disso, é possível enviar denúncias por WhatsApp ou e-mail nos canais: (11) 93925-7452 / cademeucredito@gmail.com

Conforme explica o advogado e pesquisador em telecomunicações do Instituto, Rafael Zanatta, o Brasil vive um surto de cobranças indevidas em telefonia móvel, afetando tanto consumidores de pré-pago quanto pós-pago e planos controle. 

Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), foram registradas mais de 300 mil reclamações sobre cobranças abusivas desses serviços somente em 2016. 

“Há milhões de pessoas que estão sendo praticamente roubadas. Precisamos colocar o assunto em pauta e incentivar reclamações e protestos. Só assim teremos uma reação por parte da Anatel e do Congresso Nacional, que precisa seriamente regular essa indústria bilionária por meio da mudança da Lei Geral de Telecomunicações”, defende.