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Cadê Meu Crédito?

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DE AGIR

Os seus créditos já sumiram sem aviso, por conta de um serviço não solicitado?

Já notou uma cobrança indevida na sua fatura de celular?

Ou caso prefira, envie seu relato por e-mail: cademeucredito@gmail.com ou whatsapp: 11 93925-7452

A Campanha

Operadoras estão incluindo nas linhas de celular serviços e aplicações pagos – como jogos, horóscopo e notícias – sem solicitação dos consumidores. São os chamados Serviços de Valor Adicionado (SVAs), pragas que podem sumir com os seus créditos e o seu dinheiro indevidamente. Para entender melhor como essas pragas afetam consumidores em todo o Brasil, o Idec criou um formulário de coleta de informações no site www.cademeucredito.info . Colabore contando se você já foi afetado!

O tamanho do problema

Os SVAs não possuem qualquer tipo de regulamentação pela Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações, já que a lei brasileira não considera que sejam um serviço de telecomunicações. Enquanto isso, consumidores estão sendo prejudicados por uma indústria que rende bilhões às empresas de telefonia móvel, com contratações ilegais e práticas abusivas. Só em 2016 as operadoras Vivo, Tim e Oi ganharam R$ 8,8 bilhões com o nicho de SVAs.

Em fevereiro deste ano, a Anatel chegou a um número assustador de reclamações: no mínimo 195 mil e até possíveis 390 mil casos foram registrados em 2016. E a quantidade de pessoas afetadas por este problema deve ser muito maior, já que como os valores desses serviços são normalmente “baixos”, muitas pessoas deixam de reclamar.

Como identificar a cobrança indevida?

  • No pré-pago, ao fazer uma recarga, verifique se há redução imediata de seus créditos. Se houver diminuição do valor, algum serviço deve estar embutido na sua linha.
  • No pós-pago, analise sua conta e verifique se há nomes de serviços desconhecidos.
  • Cadastre-se na área do consumidor do site de sua operadora para ter acesso às informações detalhadas sobre seu plano – seja ele pré ou pós-pago. Lá, você poderá acessar sua conta a qualquer momento e verificar se há cobrança de serviços adicionados.

Como acabar com a cobrança e receber de volta o que paguei?

  • Primeiro, reclame à operadora, por meio de seus canais oficiais de atendimento, e anote o protocolo do atendimento. Você tem direito de receber os valores pagos indevidamente em dobro, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
  • Se não houver resposta adequada, procure o Procon na sua cidade ou registre uma reclamação no site da Anatel. Você também pode registrar uma queixa pela internet no site www.consumidor.gov.br.
  • Caso decida ir ao Juizado Especial Cível, leve seus documentos pessoais, protocolos de atendimento e demais provas sobre o caso. Não é preciso advogado para entrar com a ação.