Separador
Atualizado:
O Idec está lançando o “Golpes Contra Pessoas Idosas: um guia com dicas de como se prevenir e o que fazer se for vítima de golpes no sistema financeiro digital”. O documento faz parte de uma série de ações realizadas pelo instituto durante o mês de outubro contra a prática de golpes e fraudes.
>>> Baixe aqui o guia
O guia é dividido em três partes: a primeira explica os principais tipos de golpes sofridos por pessoas idosas no Brasil. Já a segunda traz as dicas para se proteger e se prevenir desses crimes e a terceira mostra o que fazer, caso seja vítima.
O objetivo é trazer informações simples e de forma qualificada para que pessoas idosas possam se informar para que consigam evitar, ao máximo, esses crimes. “Sabemos que os golpes financeiros e digitais estão cada vez mais sofisticados e possuem uma engenharia social que faz com que seja muito complicado uma pessoa descobrir se aquilo é um golpe ou não. Com esse documento, a gente tenta facilitar a vida de idosos e idosas que são as principais vítimas desses crimes”, explica a consultora do Programa de Serviços Financeiros do Idec, Ione Amorim.
Além do guia, o Idec fez uma página especial sobre o tema de golpes, orientações específicas para associados do Instituto e uma parceria com a Agência Lupa que vai trazer a verificação de mais de 100 tipos de golpes diferentes que ocorrem diariamente no Brasil. Isso sem falar das ações de advocacy junto ao Governo Federal e parlamentares com o objetivo de modificar políticas em prol de consumidores que podem ser potenciais vítimas desses crimes e outras ações durante todo o mês de outubro.