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O Idec lançou nesta segunda-feira (05) uma campanha para ajudar a população da cidade de São Paulo e Região Metropolitana a entender os principais pontos em discussão no processo de licitação dos ônibus da capital. Além de informativo, o material convoca a população a sugerir melhorias que serão fundamentais para o cotidiano da cidade nos próximos quinze anos.
Na página da campanha “Ônibus na Linha”, há uma introdução para explicar a importância do processo de licitação e como ela afeta a vida de cada cidadão. O material reúne, em linguagem simples e direta, os principais pontos levantados pelo Idec e suas sugestões de melhorias, visando um processo mais democrático e com mais benefícios para os usuários do transporte público na cidade.
“A consulta pública está sendo feita sem que a população seja estimulada a participar. É um material muito extenso e disponibilizado de forma técnica. O que queremos é chamar a sociedade para o debate e mostrar o que está sendo discutido. O que está em jogo nesta licitação vai mudar a vida do cidadão que mora ou frequenta a capital paulista”, afirma o pesquisador em Mobilidade Urbana do Idec, Rafael Calabria.
Para estimular a participação popular, o site da campanha oferece duas formas de contribuição: apoiar as sugestões que o Idec enviou para as autoridades responsáveis pelo processo de licitação; ou preencher e enviar um formulário para a prefeitura com as propostas do instituto e qualquer outra alteração sugerida pelo cidadão.
Entre os principais pontos destacados pelo Idec, há 7 grandes temas presentes nos editais: competitividade, remuneração, controle e fiscalização, nova rede de ônibus, canais de reclamação e devolução da passagem, forma de contratação e informação aos usuários.
A consulta pública sobre a licitação do sistema de ônibus de São Paulo receberá sugestões até o dia 5 de março. Para mais informações, consulte a página da campanha: https://idec.org.br/onibusnalinha.