Separador
Atualizado:
Para as eleições 2024, o Idec apresenta plataforma com iniciativas que o eleitor deve se atentar se estão ou não sendo contempladas pelo seu candidato, antes de votar. Os temas mapeados são alimentação saudável e sustentável, mobilidade urbana, consumo sustentável e meio ambiente, inclusão digital, conectividade significativa e proteção de dados, além de direitos do consumidor.
>>> Acesse aqui a plataforma
Em alimentação saudável e sustentável, por exemplo, é importante para o Instituto que os candidatos estimulem legislações que garantam oferta de alimentos mais saudáveis nas escolas, privilegiando a compra de produtos orgânicos, da agricultura familiar e local, e restringindo o comércio e a publicidade de produtos alimentícios ultraprocessados; criem legislação local para tornar obrigatória a oferta gratuita de água potável aos clientes de todos os estabelecimentos comerciais e espaços públicos como parques e praças; entre outros.
Já quando se trata de inclusão digital, conectividade significativa e proteção de dados, o candidato precisa prever em seu plano medidas que garantam internet e computadores para estudantes da rede pública municipal; desenvolvam iniciativas de wi-fi público; facilitem a implantação de infraestrutura de acesso à internet; desenvolvam serviços públicos digitais e ativem processos de adequação à LGPD.
Mas se o assunto é consumo sustentável e meio ambiente, alguns dos tópicos importantes citados são criar planos de ação climática municipais; apoiar e regulamentar a segregação e coleta diferenciada em três frações na origem: orgânicos compostáveis, reciclável e rejeito (não reciclável); e apoiar a obrigatoriedade progressiva para grandes geradores reciclarem os resíduos orgânicos.
Na plataforma há também um manifesto em defesa de gestores comprometidos com as causas dos consumidores. “No Brasil, defender consumidores é um dever dos gestores públicos. Nós, consumidores cidadãos, somos o verdadeiro motor da economia e do desenvolvimento do País, mas ainda enfrentamos problemas básicos de desrespeito aos nossos direitos, todos os dias. Para fortalecer a democracia é necessário que tenhamos relações de consumo mais equilibradas [...] Por isso, é fundamental que os candidatos nas eleições de 2024 se comprometam com a defesa de consumidores”, afirma o documento.
O eleitor pode encontrar ainda, na página, orientações sobre como cobrar as candidaturas, evitar fake news e outras dicas importantes para votar de forma consciente.