Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Campanha alerta sobre a importância de rótulos adequados para escolha de alimentos mais saudáveis

Com o mote ‘E se o rótulo alertasse você sobre quantidade de açúcar, gordura, sódio dos produtos?’, a ação do Idec será veiculada em rádios, redes sociais, outdoors e comercial de TV para informar a população

Separador

Atualizado: 

20/06/2022

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) lança campanha nacional sobre a importância de os rótulos alertarem sobre produtos ultraprocessados com quantidades excessivas de nutrientes prejudiciais à saúde.

A ação dá destaque para três produtos conhecidos dos consumidores brasileiros: iogurte, macarrão instantâneo e biscoito água e sal, que podem conter excesso de açúcar, gordura saturada e sódio, respectivamente. 

As peças também informam que a partir de outubro deste ano, os alimentos receberão a nova rotulagem, o que contribuirá para que as pessoas saibam exatamente o que estão consumindo. 

As primeiras peças da campanha serão divulgadas nas redes sociais, em jornais impressos e spots de rádio. Na sequência, a campanha será veiculada em podcasts, comerciais de TV e espalhada em locais públicos de várias cidades brasileiras. 

Janine Coutinho, coordenadora do Programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Instituto, explica que escolhas mais saudáveis dependem de informações claras e adequadas sobre os produtos. 

“A rotulagem adequada permite que o consumidor tome decisões conscientes sobre o que comer de acordo com suas preferências e ao mesmo tempo avalie qual o impacto negativo daquele alimento para a sua saúde”, destaca.

De acordo com especialistas, pesquisadores e organizações da área da saúde, o consumo de ultraprocessados é um dos principais responsáveis pelo aumento de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, diversos tipos de câncer, doenças cardiovasculares e até depressão. 

Também assina a campanha a coalizão Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, formada por mais de 50 organizações da sociedade civil, associações, coletivos, movimentos sociais, entidades profissionais e pessoas físicas.

Mudanças a caminho

Em outubro deste ano, entra em vigor o novo padrão de rotulagem nutricional de alimentos, aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em 2020, após um longo período de debates e participação social. A partir dessa data, os alimentos terão um selo em formato de lupa na parte da frente da embalagem para indicar quando houver quantidades excessivas de açúcar, gorduras saturadas e sódio.

Para saber mais sobre a campanha do Idec, acesse: deolhonosrotulos.org.br.