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Edição de 3 de Fevereiro de 2023

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Por Dentro - Seu informe sobre cidadania e consumo

03 DE FEVEREIRO DE 2023 LEIA EM 4 MINUTOS

// de olho na luta

SAÚDE

👤 Hapvida, respeite as pessoas com autismo!

Notificamos a operadora de planos de saúde Hapvida, que tem obrigado o uso de biometria facial em pessoas do espectro autista. Mães e pais do norte e nordeste do Brasil foram atrás dos Procons para denunciar os abusos da operadora. O órgão tomou uma série de medidas que acabou acarretando em uma multa de R$ 2,9 milhões à empresa e a impediu de utilizar a biometria facial até resolver o problema. Idec

FINANÇAS

📱 Já está sabendo das mudanças do PIX?

No início de janeiro de 2023, o Banco Central colocou em vigor as novas regras do Pix. A modalidade de transferência de dinheiro se tornou alvo de golpistas que passaram a utilizar essa facilidade para aplicar golpes e roubar dinheiro das pessoas consumidoras. Por conta dos problemas envolvendo a modalidade, o Banco Central resolveu criar novas regras para proteger a população. Campo grande

MOBILIDADE URBANA

🚌 Bem-vindo de volta, Passe Livre para 60+ em SP

A gratuidade no transporte público para idosos a partir dos 60 entrou em vigor no estado de São Paulo nesta quarta-feira, dia 1º de fevereiro. Annie Oviedo, da nossa equipe de especialistas em mobilidade urbana, explica que desde a suspensão do benefício do passe livre, em 2021, houve impacto negativo para a população, já penalizada pela pandemia. A mobilidade é um meio de realização de outros direitos, como saúde, trabalho, educação e cultura. Estadão

🚶🏽‍♀️ Calçadão é para pedestres e não para carro!

A Prefeitura de São Paulo desistiu, pelo menos por enquanto, de instalar estacionamento para veículos em calçadões exclusivos para pedestres no centro da cidade. No último dia 19, o órgão havia anunciado que abriria 275 vagas de estacionamento de zona azul nos calçadões no entorno do Theatro Municipal. Para nós, a medida, se implementada, incentiva o trânsito e poluição, e também ignora os pedestres e pessoas com deficiência. Gazeta de SP

DIREITOS DO CONSUMIDOR

🍝 Aproveitar a vida sabendo seus direitos é melhor

Se tem uma coisa que brasileiros adoram é sair de casa para comer, conhecer novos bares e restaurantes e explorar diferentes gastronomias. Mas, muitos estabelecimentos utilizam de táticas que induzem o cliente a pagar taxas que são ilegais de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. Nós alertamos sobre alguns direitos em bares e restaurantes que muita gente desconhece. Terra

🦽 Desconto é um direito de quem viaja com PCD

Acompanhantes de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida têm direito a comprar passagens aéreas com 80% de desconto em relação ao valor pago pelo passageiro pcd. Caso o cliente seja lesado, recomendamos que guarde provas, como protocolos de ligações e e-mails recebidos. Se o atendimento for feito em guichês, pode-se filmar a conversa ou solicitar ao atendente um documento com as informações dadas. Portal

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

🧃 Muita atenção nos mercados

Os produtos alimentícios vendidos no mercado devem estar em boas condições de uso, é nosso direito. Mas, algumas vezes, podemos acabar nos deparando com problemas em relação à higiene do produto, ou do estabelecimento de venda, com a validade, entre outros. Para evitar situações desagradáveis, orientamos sempre verificar a definição do produto na embalagem, como suco ou néctar, assim como a qualidade dessa embalagem e optar por alimentos naturais. Cultura e Negócios

PAGOU UMA COBRANÇA QUE NÃO PROCEDIA, TEM COMO RESOLVER?

O Código de Defesa do Consumidor prevê que é de total responsabilidade do fornecedor a garantia de que os valores cobrados estejam corretos. Se você receber uma cobrança indevida, como mensalidade após cancelamento de contrato, serviços embutidos sem consentimento, erros, débito automático, entre outras, é seu direito receber em dobro o que já pagou.

// dica

👨‍🎓 Formatura sem cilada

Um dos momentos mais importantes da vida é o fim da graduação, e tudo que o formando menos quer é que sua festa de formatura seja arruinada por golpes. Para evitar as ciladas, a principal orientação é que consumidores e grupos de alunos leiam atentamente o contrato e verifiquem a competência e reputação da empresa. Mas não é só isso! Separamos outras dicas para se precaver ao contratar empresas nesse tipo de evento. Se liga!

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ILIANE M. DE OLIVEIRA
Assistente social aposentada e associada do Idec desde 2019

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