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Edição de 13 de Maio de 2022

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Por Dentro - Seu informe sobre cidadania e consumo

13 DE MAIO DE 2022 LEIA EM 4 MINUTOS

// de olho na luta

SAÚDE

🩺 Negativa de cobertura não será tolerada!

Negar procedimentos é um dos maiores impulsionadores de ações judiciais contra operadoras de saúde. Muitos consumidores vêm reclamando sobre esse problema junto à Amil, devido à tentativa da operadora de transferir seus planos individuais para a APS. Voltamos a afirmar que a Amil continua tendo responsabilidades sobre seus clientes e caso os órgãos competentes não sejam suficientes, é imprescindível juntar todos os laudos médicos que mostrem a necessidade de tratamento, para então, seguir para a justiça. É de Casa

DIREITO DO CONSUMIDOR

📱 Produto alugado: o CDC também te protege

O aluguel de celulares é um serviço mais comum do que se pensa. Mas e se o aparelho apresentar defeito? O CDC (Código de Defesa do Consumidor) estabelece o prazo de 90 dias para que o consumidor realize uma reclamação, solicitando a troca ou a devolução do valor pago. Além disso, orientamos a realizar uma vistoria do aparelho assim que o receber, e fazer constar no contrato caso seja encontrado algum problema. g1

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

☠️ Não deixe para amanhã o que pode ser banido hoje

Na última semana de abril, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu adiar a análise do Carbendazim, agrotóxico ligado à formação de câncer e malformação de fetos, que já é banido nos Estados Unidos e Europa. Para nós, é inaceitável a permanência, por tempo indeterminado, da validação de uma substância comprovadamente nociva à saúde e com aspecto toxicológico proibitivo de registros, segundo alerta da própria Anvisa. Idec

MOBILIDADE

🚌 O ônibus aumentaria se tivesse eleição todo ano?

No Brasil, os aumentos nas tarifas dos transportes públicos voltaram a ser um assunto problemático para prefeitos e governadores em período de pré-eleição. Em estados como São Paulo, que não passaram por aumento, os gestores apostam no subsídio federal para evitar esse acréscimo. Para nós, o debate sobre subsídios ao transporte, que deveria estar ligado a complementos na prestação do serviço, é marcado por falta de transparência e viés eleitoreiro. O Globo

TELECOM

📲 Internet e cidadania: onde chegam e pra quem?

Entra ano e sai ano, e a desigualdade na forma de acesso à internet continua. Por mais que a porcentagem de pessoas com esse acesso tenha aumentado nos últimos anos, nossa pesquisa “Acesso fixo à Internet” mostra que é necessário verificar a qualidade desse acesso, que é muito inferior entre as pessoas da classe C, D e E. Apontamos que, 4, de cada 10 usuários, não tiveram acesso a políticas públicas por falta de conexão 3G ou 4G. Expresso Estadão

SEU PLANO DE SAÚDE NÃO AUTORIZOU ALGUM EXAME, CONSULTA OU TRATAMENTO DA PRESCRIÇÃO MÉDICA?

Defendemos que a operadora deve garantir a cobertura de todos os procedimentos para cumprir com o que seu médico ou médica indicou, independentemente da lista estabelecida pela ANS (Agência Nacional de Saúde). Negá-los é contrariar o objetivo do contrato de cuidar da sua saúde. Se isso acontecer com você, te ajudamos a reclamar.

// participe

💻 Precisamos falar sobre saúde e proteção de dados

Entender as complexas relações entre direito à saúde e proteção de dados pessoais, bem como refletir sobre caminhos para alinhar as tecnologias de informação e comunicação com a realização do direito à saúde. É o que debateremos em evento online, nos dias 17, 18 e 19 de maio, das 11h às 13h, nós, com apoio da Fiocruz e South Centre. Veja a programação e inscreva-se! Veja a programação e inscreva-se!

// dica

🚨 O caos de ter o celular roubado, saiba o que fazer

O crescimento de ocorrências por roubos de celular é preocupante. Utilizá-lo nas ruas é um ato impensável, ou no mínimo arriscado. Agir rapidamente é fundamental para evitar que qualquer valor seja tomado de suas contas e que sejam evitadas fraudes e golpes utilizando o aparelho. Listamos dicas preventivas e as providências que se deve tomar, caso isso aconteça com você, e orientações para exigir seus direitos junto aos bancos e operadora. Confira

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“Eu apoio o Idec porque é uma forma de eu ajudar uma instituição que tem um propósito com o qual eu me identifico e porque toda vez que preciso de alguma informação referente ao Código de Defesa do Consumidor, o Idec me ajuda”

EMANUELLE MAGNO OSORIO AMARAL
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