Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Pacto pela Democracia lança Mapa de Iniciativa por Eleições Melhores

Plataforma inédita reúne mais de 70 iniciativas da sociedade por eleições limpas, diversas e com ampla participação

Compartilhar

separador

Atualizado: 

23/10/2018
Pacto pela Democracia lança Mapa de Iniciativa por Eleições Melhores

O Pacto pela Democracia, movimento do qual o Idec faz parte, lançou ontem (29) o Mapa de Iniciativas por Eleições Melhores, plataforma inédita que busca estimular eleições mais participativas, íntegras e plurais. Até agora foram identificados mais de 70 projetos.

No site, é possível utilizar filtros para encontrar candidatos; identificar notícias falsas (as chamadas “fake news”); aprofundar o debate político; fiscalizar campanhas e partidos; entre outras ações.

Para o especialista em políticas públicas do Instituto, Renato Barreto, a iniciativa é fundamental para o fortalecimento de pautas de interesse da população. “A plataforma reúne diversas iniciativas que engajam o cidadão a participar da política de forma consciente e descomplicada”, comenta o especialista .

O secretário-executivo do Pacto, Ricardo Borges Martins, afirma que apesar de um grande sentimento de desalento quanto às eleições, eles encontraram uma mobilização que qualifica o processo eleitoral.

O mapa de iniciativas é uma ferramenta apartidária, plural e de alcance nacional. Para acessá-la, clique aqui.

O Pacto

O Pacto pela Democracia é uma iniciativa da sociedade civil brasileira, lançada em junho, que reúne 75 organizações, voltada a preservar e estimular a atuação da sociedade na vida política e democrática do País. O Idec, como um representante do consumidor, e que atua na defesa da democracia, participa dessa iniciativa.

O grupo atua com base em três princípios: a reafirmação da importância do diálogo no espaço público, repudiando todas as formas de discriminação e violência na ação política; a realização de eleições limpas, com ampla participação da sociedade; e o estímulo ao compromisso com a realização de uma reforma política após as eleições.

Entre as propostas desta união de forças está o estímulo à participação das cidadãs e cidadãos no debate eleitoral, sem disseminar discursos de ódio, fake news, focando na discussão saudável de propostas de governo.

LEIA TAMBÉM

Conheça a plataforma do Idec e pressione os candidatos a se comprometerem com pautas de interesse da população