Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Nota de pesar pela morte da jurista Ada Pellegrini Grinnover

Referência no meio jurídico e acadêmico, processualista foi coautora da Lei de Ação Civil Pública, atuou na reforma do CDC, e foi membro dos conselhos diretor e consultivo do Idec

Compartilhar

separador

Atualizado: 

14/07/2017

É com muito pesar que o Idec lamenta a morte da jurista ítalo-brasileira Ada Pellegrini Grinnover, ocorrida na noite de quinta-feira (13). Respeitada processualista, ela apoiava a instituição desde o início de sua fundação, tendo sido parte de seu conselho diretor (1996 a 1999) e da atual gestão de seu conselho consultivo.

Ao longo dos seus 84 anos, Pellegrini contribuiu de forma decisiva para o desenvolvimento social e jurídico brasileiro: participou da elaboração do Código Civil, atuou na reforma do CDC (Código de Defesa do Consumidor) e do Código Processual Penal, por exemplo. 

Ela também foi autora e coautora de diversas leis importantes, como a Lei de Ação Civil Pública - instrumento processual que possibilita a defesa de interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos, muito utilizado pelo Idec para defender os direitos do consumidor. 

Reconhecimento

Ada Pellegrini tinha uma vasta vivência no meio acadêmico. Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela USP (Universidade de São Paulo), obteve o grau de doutora pela mesma instituição e pela Universidade de Milão, na Itália.

Foi docente da USP e FGV (Faculdade Getúlio Vargas), além de diretora dos cursos de extensão da EPD (Escola Paulista de Direito). Seu currículo lista mais de 100 livros dos quais foi autora ou organizadora. 

Por sua intensa atuação jurídica e acadêmica, era reconhecida nacional e internacionalmente. Entre as diversas condecorações recebidas ao longo de sua vida, Pellegrini foi premiada na categoria Woman of the Year for Brazil, do American Biographical Institute, em 1988.

Também foi homenageada, em 2008, por ter defendido a primeira tese oficial de doutorado na Faculdade de Direito da USP.

Talvez também te interesse: