separador
Atualizado:
O advogado Igor Britto, diretor adjunto de Relações Institucionais do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), passou a integrar o Conselho Diretor da IBFAN-Brasil (Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar; em inglês: International Baby Food Action Network). A cerimônia ocorreu na manhã da última quinta-feira (31), no hospital Sofia Feldman, em Belo Horizonte. A participação de Britto no conselho da rede fortalece a relação entre IBFAN e Idec.
"O trabalho da IBFAN está diretamente ligado à luta do Idec pela garantia à alimentação adequada e saudável, especialmente nos primeiros anos de vida do bebê. O aleitamento materno precisa e deve ser defendido", explica Rodrigues.
Fundada em 1979, a IBFAN chegou ao Brasil no ano de 1983. Sua missão é proteger o aleitamento materno, compartilhar informações e aumentar a consciência mundial sobre a importância da amamentação e os perigos potenciais da alimentação artificial na infância.
Em parceria com o Idec, a IBFAN realiza anualmente o Monitoramento Nacional para observar o cumprimento da NBCAL (Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras) e da Lei nº 11265/06. O último levantamento, de 2020, identificou 389 infrações praticadas por lojas físicas e online.
A maior parte dos desrespeitos à NBCAL está relacionada a promoções comerciais proibidas (54%), como a publicidade ou a promoção de substitutos do leite materno como fórmulas infantis.
"O Brasil tem uma das leis mais fortes e completas do mundo em defesa do aleitamento materno, mas ela ainda é desconhecida por boa parte dos consumidores e também por fabricantes e comerciantes", completou Rodrigues.