Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Reaproveitamento e reciclagem de roupas: como funciona?

Aprenda quatro formas criativas e responsáveis de reaproveitamento e reciclagem de roupas para dar utilidade a peças antigas e reduzir o impacto da moda

separador

Atualizado: 

06/10/2025
Reaproveitamento e reciclagem de roupas: como funciona?

Você já deve ter ouvido termos como DIY, moda sustentável, reaproveitamento e reciclagem de roupas. Embora não signifiquem exatamente a mesma coisa, todos têm um mesmo propósito: evitar que peças com valor acabem no lixo.

A moda pode expressar personalidade e estilo de vida, mas foi estruturada por uma indústria que lucra com as vendas — e polui bastante a natureza para produzi-las.  

A indústria têxtil não só consome toneladas de água, como também contamina o que não utiliza com o despejo de produtos químicos (usados no tingimento) e de microplásticos (usados na confecção de microfibras de plástico, como poliéster e nylon). Além disso, esse sistema polui o solo com agrotóxicos aplicados no cultivo do algodão, entre outros danos.

No Brasil, o volume da produção têxtil é altíssimo: foram produzidos dois milhões de toneladas de roupas em 2023, segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit). Assim, outros milhões de toneladas de roupas também são descartadas, sem nenhum tipo de reciclagem, em aterros a cada ano. 

Isso significa que a moda não é nada sustentável. Para ter um consumo responsável, precisamos adotar outro caminho. 

Nele é possível usar peças que você gosta e renovar seu estilo, mas dá pra fazer isso sem depender exclusivamente da compra. Então, que tal considerar a reciclagem de roupas?

A lógica é simples: só comprar quando houver real necessidade e não descartar aquilo que ainda pode ser reutilizado ou reciclado. Confira.

O que é reaproveitamento de roupas

Esse termo amplo se refere a várias técnicas que evitam o descarte de roupas. Reaproveitar roupas significa dar novo propósito a peças que já foram usadas, diminuindo o descarte de resíduos têxteis. Ou seja, além de prolongar a vida das peças, a gente reduz o impacto ambiental da indústria da moda e pode despertar o “lado estilista”.

Existem várias formas de reaproveitar roupas — a reciclagem é uma delas. Preparamos quatro tipos de reaproveitamento pra você se inspirar e criar.

Doação

A forma mais comum quando não queremos mais. Se a roupa está em boas condições, você pode doá-la para quem precisa. Existem ONGs que recolhem e doam todo tipo de peças: calçados, infantil, casacos etc. Escolas, igrejas e centros espíritas também costumam ter arrecadação o ano inteiro, tanto para doar para populações em vulnerabilidade quanto para fazer ações de brechó.

Brechós

Se no passado eram vistos com desdém, hoje os brechós estão em alta. Esses locais operam com a compra e venda ou troca de roupas. Tem brechós especializados em camisetas de futebol, vestidos de festa, roupas de tamanhos grandes, marcas de grife e por aí vai. É possível garimpar achados impressionantes por preços módicos. 

Nessa mesma ideia, tem ainda os bazares de troca. Existem algumas opções por aí (alô, grupos no Facebook), mas você também pode organizar seu próprio bazar: chame amigos e conhecidos pra trocar peças entre si. Vale roupas, eletrodomésticos, livros e tudo o mais que você quiser desapegar ou precisar adquirir. É divertido, bem mais sustentável e o melhor: não custa nada!

DYU

Do inglês “do it yourself” ou seja, “faça você mesmo”, o termo DYI reúne centenas de vídeos com ideias para transformar peças de roupa na internet. Com materiais simples, como tinta para tecidos, tesoura, agulha e linha, dá pra criar peças customizadas a partir de roupas antigas. 

Assim, uma calça jeans pode virar um short personalizado com bordados, desgastes ou patches; e aquela ótima camiseta de algodão que está manchada pode virar um modelo tie-dye ou uma bolsa (acredite, com estrutura). Também dá para manter a função da peça — uma blusa, por exemplo — apenas criando nela um novo modelo! 

Reciclagem de roupas (upcycling e downcycling)

A reciclagem de roupas envolve a reutilização de um material que já foi usado e retornou à cadeia produtiva em novo formato ou modelo. No caso das roupas, a reciclagem pode ser feita de várias formas, incluindo o upcycling, quando fios ou peças antigas são transformados em novas roupas ou produtos de maior valor; e o downcycling, na produção de embalagens, bolsas e carteiras a partir de resíduos têxteis. Existem algumas iniciativas que trabalham dessa forma, recebendo e reutilizando tecidos doados. Se tiver interesse, procure sobre reciclagem de roupas na sua cidade.

Ações que transformam

A gente sabe: a grande responsabilidade por um consumo de moda mais responsável e sustentável é das grandes empresas e dos governos. Ainda assim, as ações individuais e comunitárias fazem diferença. Experimente customizar, reaproveitar e reciclar roupas para reduzir o desperdício, preservar recursos naturais e inspirar mais pessoas para um consumo consciente.