separador
Atualizado:
O Mapa de Feiras Orgânicas do Idec foi selecionado, dentre mais de 80 iniciativas, pelo Laboratório de Inovação, uma projeto da Opas/OMS (Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde), pelo seu papel no incentivo à produção, à disponibilidade, ao acesso e ao consumo de frutas, legumes e verduras.
O projeto, que tem a cooperação técnica do Ministério da Saúde, escolheu as dez experiências com maior pontuação em dois eixos temáticos. O Mapa de Feiras ficou entre as quatro iniciativas com melhor desempenho no eixo temático “Consumo de Frutas, Legumes e Verduras, Promoção e Proteção de Ambientes Alimentares Saudáveis”.
O Laboratório de Inovação tem como objetivo identificar, selecionar e divulgar experiências inovadoras, desenvolvidas no Brasil, que valorizem e fortaleçam sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis para aumentar a disponibilidade e o consumo de frutas, legumes e verduras enquanto estratégias para a promoção da alimentação adequada e saudável.
Para Janine Coutinho, coordenadora do programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Idec, o resultado é motivo de orgulho pelo reconhecimento do trabalho realizado. “O Mapa de Feiras Orgânicas é uma ferramenta pensada para facilitar o acesso do consumidor a alimentos saudáveis. Hoje já temos um cadastro de quase 900 feiras orgânicas ou agroecológicas espalhadas por todo o país. Basta acessar o site e encontrar a feira mais perto de você”, afirma.
O Mapa de Feiras Orgânicas foi criado em 2012 para aproximar consumidores e produtores de alimentos orgânicos ou de base agroecológica. A ferramenta funciona de forma colaborativa e tem como objetivo estimular a alimentação saudável e mostrar que os produtos orgânicos podem ser mais acessíveis aos consumidores.
Premiação
As dez experiências com maior pontuação – cinco experiências de cada eixo temático – serão apresentadas no Encontro do Ano Internacional das Frutas, Legumes e Verduras (FLV) no Brasil, previsto para dezembro de 2021. Além do eixo temático para o qual o Mapa de Feiras se inscreveu, há o eixo de “Produção, Armazenamento, Distribuição, Processamento e Comercialização de Frutas, Legumes e Verduras”.
Todas experiências que alcançaram 70% do total de pontos do processo seletivo também irão compor uma publicação técnica intitulada “Experiências Inovadoras de Produção, Abastecimento e Consumo de Frutas, Legumes e Verduras (FLV)”. O resultado final foi divulgado na quinta-feira, 14 de outubro.