<div>
Levantamento quer saber a opinião dos brasileiros sobre novos termos de uso do aplicativo, que preveem troca de dados dos usuários com o Facebook. Resultados serão levados para discussão na Senacon</div>
<div>
</div>
separador
08/09/2016
Atualizado:
08/09/2016
O Idec lança nesta quinta-feira (8) uma pesquisa online para saber a opinião dos consumidores brasileiros sobre os novos termos de uso do WhatsApp, aplicativo (app) de mensagens mais utilizado no país, com quase 100 milhões de usuários.
Em agosto, o WhatsApp divulgou que passará a compartilhar dados dos usuários com empresas do grupo Facebook Inc., que adquiriu o app de mensagens em 2014. A nova política contraria a promessa original da empresa de não coletar dados dos usuários, e tem sido criticada no mundo todo por quebra de expectativa legítima do consumidor.
Diante da mudança, o Idec quer saber a opinião dos brasileiros. O questionário é anônimo e tem apenas seis perguntas. Ele vai ficar no ar por 15 dias, até 22/9. CLIQUE AQUI PARA RESPONDER.
O Instituto vai levar o assunto para discussão no grupo de trabalho em telecomunicações da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Cidadania, do qual o Idec faz parte.
“Os resultados da pesquisa vão ajudar a subsidiar o debate. Quanto mais pessoas responderem, melhor será nossa percepção sobre a grau de conhecimento do usuário sobre seus direitos e sobre como funciona a coleta de dados do WhatsApp”, ressalta Rafael Zanatta, pesquisador do Idec.