Pesquisa do Idec aponta que as empresas ainda não fornecem informações adequadas aos consumidores de celulares pré-pagos e ainda cobram mais de quem prefere validades maiores, apesar do preço por minuto ser muito mais caro do que nos planos pós.
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09/03/2014
Atualizado:
13/03/2014
Três operadoras respeitam o parágrafo 5° do artigo 62 do Regulamento SMP, que determina que “o usuário deve ter à sua disposição recurso que lhe possibilite a verificação, em tempo real, do crédito existente bem como do prazo de validade, de forma gratuita”: Claro, TIM e Vivo. A OI informa, no guia que vem junto com o chip, dois números para consulta do saldo (um para saldo de recarga e outro para bônus), mas não informa se eles são gratuitos.
O parágrafo 6° do mesmo artigo, que garante que o usuário seja comunicado quando os créditos estiverem acabando, também foi desrespeitado. Apenas a Oi e a Claro enviaram mensagem avisando que o saldo era inferior a R$2,50. No caso da Vivo, a pesquisadora só soube que seu crédito estava se esgotando quando não conseguiu fazer uma ligação porque o saldo era insuficiente. A TIM não foi avaliada nesse quesito, porque os créditos foram recarregados antes de expirarem e não foram totalmente utilizados.
Saldo | ||||
Informa sado/validade em tempo real |
Informa quando os créditos estão no fim |
Fornece relatório detalhado de ligações | ||
Claro | Prazo informado | Entrega | ||
10 dias |
Não entregou |
|||
TIM | -- | 10 dias | 3 dias | |
Vivo | 5 dias | 3 dias | ||
Oi | 10 dias | Não entregou |
Confira os resultados da pesquisa:
- Operadoras não cumprem o direito à informação dos consumidores
- Operadoras informam prazos de validade e preços diferentes no SAC e site
- As ligações pré-pagas são mais caras
- Nem sempre as empresas informam o saldo disponível para ligações
- Relatório de chamadas não chega no prazo estipulado por regulação
- Somente a Claro permite a portabilidade de crédito e nenhuma devolve o valor em caso de cancelamento, segundo informações do SAC