Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec defende o direito à informação, cultura e educação

Durante o Seminário "Velhos de Novos Desafios da Liberdade de Expressão", o Instituto debate a universalização do acesso à Internet e as questões do PNBL

separador

Atualizado: 

24/09/2013
O Memoria da Amércia Latina, em São Paulo/SP, recebe na quinta-feira (26/9), o Seminário "Velhos de Novos Desafios da Liberdade de Expressão", organizado pela Artigo 19, organização voltada à defesa da liberdade de expressão e do acesso à informação, com sede em diferentes países. 
 
O evento ocorrerá durante todo o dia 26, com painéis que abordarão o tema da liberdade de expressão sob variadas perspectivas: a violência contra jornalistas e blogueiros, a censura, os direitos autorais e os aspectos da liberdade de expressão na Internet. Veja a programação completa aqui
 
A advogada do Idec Veridiana Alimonti participará do painel sobre internet, das 14h às 15h30, e abordará o desafio da universalização do acesso à rede, uma necessidade que se impõe cada vez mais para a efetiva inclusão social e cidadã. Também abordará os problemas do PNBL (Programa Nacional de Banda Larga) em garantir políticas públicas e uma regulação que confira ao Estado prerrogativas suficientes para exigir das empresas obrigações à altura do desafio de oferecer um serviço de internet que possa ser utilizado por todos os cidadãos, independentemente de sua localização ou condição socioeconômica. 
 
“O acesso à Internet afirma a sua essencialidade diante do seu potencial no acesso à informação, na concretização do direito à cultura, educação e comunicação, além do acesso básico a serviços governamentais. Infelizmente, o PNBL vem falhando fortemente nessa tarefa”, explica Veridiana.
 
O Idec e a Artigo 19, entre outras entidades, fazem parte da Campanha Banda Larga é um direito seu!, que apresentou em 2013 uma proposta de universalização do acesso à banda larga ao Ministério das Comunicações sem resposta até o momento. 
 
As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas aqui
 
Mais informações: Artigo 19